Quais são as estratégias cognitivas?

Índice

Quais são as estratégias cognitivas?

Quais são as estratégias cognitivas?

Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).

O que são estratégias meta cognitivas?

As estratégias metacognitivas estão relacionadas ao planejamento, monitoramento e regulação dos processos cognitivos. Elas referem-se ao conhecimento e controle sobre a situação atual da atividade cognitiva [Corso et al.

Quais são as habilidades cognitivas e metacognitivas?

Habilidades cognitivas e metacognitivas são, basicamente, o conhecimento adquirido ao longo de nossas vidas, que confere sentido à nossas relações e objetivos. ... Em outras palavras, as habilidades cognitivas e metacognitivas são essenciais para o nosso desenvolvimento como seres humanos.

O que são estratégias de ensino na educação infantil?

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.

O que é metacognição exemplos?

Um exemplo de metacognição pode ser o fato de estar lendo um texto e, ao verificar se o compreendemos, nos damos conta de que a resposta é não e lemos de novo. Ou, por exemplo, quando ao solucionar um problema, percebemos que a estratégia mental que estávamos aplicando não funciona e mudamos para outra.

O que é Consciência metacognitiva?

O conhecimento metacognitivo refere-se à consciência metacognitiva referente à pessoa e seus recursos cognitivos, às tarefas cognitivas e suas variáveis e às estratégias para a realização das tarefas cognitivas.

Quando falamos de estratégias metacognitivas?

  • Quando falamos de estratégias metacognitivas, estamos falando de fazer exercícios de autoavaliação depois de estudar algo específico, tentando maneiras diferentes de realizar a mesma atividade para avaliar qual estratégia funciona melhor para nós ou realizar mapas conceituais para relacionar diferentes conceitos, entre muitos outros exemplos.

Que são estratégias cognitivas?

  • Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).

Quais são as técnicas metacognitivas?

  • Importante aqui ressaltar, que o que define este conjunto de técnicas de estudo como metacognitivas, é que elas surgem apenas após um processo reflexivo do estudante, que desagua na sua adoção consciente e visando objetivo determinado.

Como desenvolver a metacognição?

  • Desta maneira o desenvolvimento da metacognição possibilita a identificação, o monitoramento, a autorregulagem e de forma ativa, operação de habilidades mentais pelos próprios alunos (STEDILE ; FRIENDLANDER, 2003).

Postagens relacionadas: