O que são espécies nativas e espécies exóticas Brainly?

Índice

O que são espécies nativas e espécies exóticas Brainly?

O que são espécies nativas e espécies exóticas Brainly?

Resposta: Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie não habita seu local natural, isto é, quando ela foi introduzida pelo homem em um determinado local, então esta espécie é considerada uma espécie exótica para aquele local.

O que são espécies exóticas Cite exemplos?

No seu próprio país de origem, uma espécie pode ser considerada exótica caso seja introduzida num ecossistema no qual não ocorria naturalmente. ... Um exemplo é o que ocorreu com a planta nativa da Caatinga popularmente conhecida como sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia).

Qual é o problema da espécie exótica no ambiente?

Quando uma espécie exótica se torna prejudicial ao ecossistema, ela é chamada de espécie invasora. A principal diferença entre espécies exóticas e invasoras é que espécies exóticas são inofensivas ao ecossistema, enquanto espécies invasivas são prejudiciais ao ecossistema.

O que as espécies de animais invasores tem causado nos Grandes Lagos Brainly?

As carpas (Cyprinus carpio) e tilápias (gênero Oreochromis), originárias da África e Ásia, predam espécies nativas, alteram o pH e nível de oxigênio da água. A tilápia, ainda, pode causar erosões, uma vez que tem como hábito reprodutivo cavar buracos nas bordas de lagos.

O que é o conceito de espécies nativas?

Espécie Nativa: planta que é natural, originária da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais incluindo a sua área potencial de dispersão.

Quais são as espécies exóticas?

  • São chamadas de espécies exóticas (ou introduzidas) aquelas espécies que se encontram fora de sua área de distribuição natural ou histórica, isto é, que não são nativas da região em que se encontram.

Como determinar se uma espécie é exótica?

  • Comumente são usadas fronteiras políticas para determinar se uma espécie é nativa ou exótica, mas nem sempre estas fronteiras coincidem com as distribuições das espécies. No seu próprio país de origem, uma espécie pode ser considerada exótica caso seja introduzida num ecossistema no qual não ocorria naturalmente.

Qual a consequência das introduções de espécies exóticas?

  • As consequências das introduções de espécies exóticas não podem ser previstas com exatidão, já que há uma densa rede de relações entre as espécies de um ecossistema. O que os exemplos nos mostram é que introduções bem sucedidas provocam grandes danos às populações das espécies nativas, quando não as extinguem.

Como a invasão de espécies exóticas pode ocorrer?

  • A invasão de espécies exóticas através de atividades humanas pode ocorrer tanto de forma acidental como intencional.

Postagens relacionadas: