O que é cisalhamento geologia?

Índice

O que é cisalhamento geologia?

O que é cisalhamento geologia?

Uma zona de cisalhamento em geologia, é uma faixa estreita e planar de paredes subparalelas onde se concentra a deformação com taxas variáveis, são zonas de fraqueza e apresentam adelgaçamento por deformação localizada.

O que são zonas de cisalhamento como elas são classificadas em relação ao ambiente de formação?

Zonas de cisalhamento são áreas submetidas à deformação, sejam elas de natureza dúctil ou rúptil, delimitadas por paredes dispostas tabularmente onde a deformação é significativamente menos expressiva, ou inexistente, em relação ao centro da zona.

O que são indicadores cinemáticos?

O estudo dos indicadores cinemáticos nos permite avaliar a posição dos elipsóides de deformação e um pouco do caminho da deformação à qual o corpo foi submetido.

Qual é o tipo de cisalhamento que ocorre em zonas de cisalhamento dúctil?

Em zonas de cisalhamento dúctil é possível que feições estruturais sejam geradas e, posteriormente, com o incremento da deformação, sejam também deformadas caracterizando uma continuidade do processo deformacional.

O que é cisalhamento puro e simples?

O Cisalhamento Puro é uma deformação coaxial perfeita, ou seja, as linhas ao longo dos eixos principais de deformação mantêm a mesma orientação de seu estado não deformado. No caso da figura, paralelo aos eixos X (estiramento) e Y (encurtamento); Não envolte ROTAÇÃO!

O que é material Ruptil?

rúptil. Característica reológica de material (rocha, mineral, produto industrial..) que, em determinadas condições termodinâmicas, ao ultrapassar o limite de rigidez, deforma-se permanentemente, fragmentando-se por fraturamentos ou quebramentos ao sofrer tensões.

O que é uma estrutura Monoclinal ou Homoclinal?

monoclinal. Estrutura geológica única (mono) que afeta uma sequência ou pacote de rochas estratificadas, geralmente subhorizontais, mostrando uma inflexão local com mergulhos mais fortes.

O que é a Xistosidade?

Glossário - xistosidade. Trata-se de um elemento estrutural da rocha, evidenciado pela existência de planos paralelos (foliação) resultantes da existência de uma forte recristalização dos minerais que a constituem. Como resultado a rocha divide-se em finas lâminas paralelas.

O que é cisalhamento puro?

O Cisalhamento Puro é uma deformação coaxial perfeita, ou seja, as linhas ao longo dos eixos principais de deformação mantêm a mesma orientação de seu estado não deformado.

O que é Milonitização?

Milonitização: feição planar resultante do fluxo plástico (lamelar) produzido por cisalhamento não-coaxial e com metamorfismo mais energético da rocha. Normalmente associa-se a milonitização à presença de água no sistema. energético da rocha. Normalmente associa-se a milonitização à presença de água no sistema.

Postagens relacionadas: