O que é evidência de validade?

Índice

O que é evidência de validade?

O que é evidência de validade?

Uma fonte de evidência de validade é aquela com base na estrutura interna do teste, baseada nas corre- lações entre itens que avaliam o mesmo construto e entre subtestes que avaliam construtos similares.

Quais são os tipos de evidências de validade?

Esse novo documento definiu cinco fontes usadas ao evidenciar a validade de um teste: (a) evidência com base no conteúdo; (b) evidência com base no processo de resposta; (c) evidência com base na estrutura interna; (d) evidência com base na relação com variáveis externas; (e) evidências baseadas nas consequências da ...

O que é validade em psicometria?

Nos manuais de Psicometria, costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. ... O que se quer dizer com esta definição é que, ao se medirem os comportamentos (itens), que são a representação física do traço latente, está-se medindo o próprio traço latente.

Quais os principais estudos de evidência de validade dos testes psicológicos?

No momento, de acordo com Urbina (2004), as fontes de evidência da validade do construto de um teste envolvem a avaliação dos aspectos: (a) representatividade e relevância do conteúdo do teste e dos processos de resposta às tarefas; (b) aparência superficial do teste (validade de face); (c) consistência interna do ...

Qual a diferença de validade e fidedignidade?

A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.

Como saber a validade de um teste psicológico?

Opção para verificar status de um teste específico:

  1. Acesse a aba “Lista do SATEPSI” clique em “Psicóloga(o) pode usar” e clique em “Testes Psicológicos Favoráveis”;
  2. Abrirá a tela na qual é possível fazer as buscas. ...
  3. Role a página para baixo e aparecerá o nome do teste psicológico ao final da tela;

Qual é o conceito de validade?

  • Nesse contexto, o conceito de validade se refere à adequação, significado e utilidade das inferências específicas feitas com os resultados dos testes. A validação de um teste é o processo de acumular evidências para apoiar essas inferências. Assim, a validade é um processo unitário.

Como é o estudo da validade?

  • Como conclusão, o estudo da validade é uma análise de um teste métrico; no nosso caso, uma vez que estamos falando de psicologia, psicométrico, cujas conclusões se referem ao grau em que o referido teste mede o que queremos que seja medido.

Qual a validade de um teste?

  • A validade de um teste não é estabelecida de uma vez por todas . É o resultado do acúmulo de evidências e premissas teóricas que ocorrem em um processo evolutivo e contínuo. Isso inclui todas as questões experimentais, estatísticas e filosóficas por meio das quais hipóteses e teorias científicas são avaliadas (3).

Como é definida a validade?

  • Em termos estatísticos, a validade é definida como a proporção da variância verdadeira que é relevante para os propósitos do teste. Com o termo ‘relevante’, entendemos o que é atribuível à variável, às características medidas pela pesquisa (1). Você sabia que existem vários tipos de validade?

Postagens relacionadas: