Quais são os erros de regência?
Índice
- Quais são os erros de regência?
- O que significa sintaxe de regência?
- Não é permitida a entrada tem crase?
- O que é um erro de concordância verbal?
- Qual o significado da palavra regência?
- Qual o tipo de Regência que veremos hoje?
- Como dá-se o nome de regência?
- Qual a relação entre o regente e o regido?

Quais são os erros de regência?
Erros de regência verbal Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo.
O que significa sintaxe de regência?
A sintaxe de regência ocupa-se do estudo dos tipos de ligação existentes entre um verbo (regência verbal) ou nome e seus complementos (regência nominal). Dessa maneira, haverá os termos regentes, aqueles que precisam de um complemento, e os termos regidos, aqueles que complementam o sentido dos termos regentes.
Não é permitida a entrada tem crase?
“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.
O que é um erro de concordância verbal?
Nas construções em que o verbo parecer aparece conjugado com um verbo no infinitivo, a concordância verbal pode ser feita de duas formas: pode ocorre apenas a flexão do verbo parecer ou apenas a flexão do verbo no infinitivo. O erro ocorre quando é feita a flexão dos dois verbos em simultâneo.
Qual o significado da palavra regência?
- “Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.
Qual o tipo de Regência que veremos hoje?
- O primeiro tipo de regência que veremos hoje é a regência verbal. Esse o tema mais recorrente nas provas. Por isso, preste uma atenção extra nesse momento, tá bom? A regência verbal é composta por dois personagens: o regente e o regido. O regente, no caso, é o verbo — ele é quem dita as ordens de como funcionará o restante da oração.
Como dá-se o nome de regência?
- Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.
Qual a relação entre o regente e o regido?
- Assim como na regência verbal, há um regente (no caso, o nome) e um regido (o complemento). Além disso, também podemos estabelecer uma relação de dependência entre essas partes.