Quais são os erros de regência?

Índice

Quais são os erros de regência?

Quais são os erros de regência?

Erros de regência verbal Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo.

O que significa sintaxe de regência?

A sintaxe de regência ocupa-se do estudo dos tipos de ligação existentes entre um verbo (regência verbal) ou nome e seus complementos (regência nominal). Dessa maneira, haverá os termos regentes, aqueles que precisam de um complemento, e os termos regidos, aqueles que complementam o sentido dos termos regentes.

Não é permitida a entrada tem crase?

Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

O que é um erro de concordância verbal?

Nas construções em que o verbo parecer aparece conjugado com um verbo no infinitivo, a concordância verbal pode ser feita de duas formas: pode ocorre apenas a flexão do verbo parecer ou apenas a flexão do verbo no infinitivo. O erro ocorre quando é feita a flexão dos dois verbos em simultâneo.

Qual o significado da palavra regência?

  • “Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.

Qual o tipo de Regência que veremos hoje?

  • O primeiro tipo de regência que veremos hoje é a regência verbal. Esse o tema mais recorrente nas provas. Por isso, preste uma atenção extra nesse momento, tá bom? A regência verbal é composta por dois personagens: o regente e o regido. O regente, no caso, é o verbo — ele é quem dita as ordens de como funcionará o restante da oração.

Como dá-se o nome de regência?

  • Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.

Qual a relação entre o regente e o regido?

  • Assim como na regência verbal, há um regente (no caso, o nome) e um regido (o complemento). Além disso, também podemos estabelecer uma relação de dependência entre essas partes.

Postagens relacionadas: