Quais são as estruturas secretoras na planta?

Quais são as estruturas secretoras na planta?

Quais são as estruturas secretoras na planta?

As estruturas secretoras podem ser externas, por exemplo, hidatódios, tricomas glandulares e urticantes, nectários, glândulas digestivas e de sal; ou internas, como células isoladas (idioblastos), cavidades ou bolsas, canais ou dutos, e laticíferos (Figura 18).

Quais são os dois tipos de estruturas secretoras?

As estruturas secretoras foram divididas em duas categorias: Estruturas secretoras externas e Estruturas secretoras internas. As estruturas externas estão presentes na superfície dos órgãos enquanto que as internas estão presentes no interior dos órgãos nos tecidos vegetais (CARDOSO, 2011).

Como podem ser classificadas as estruturas secretoras?

As estruturas secretoras podem ser classificadas em EXTERNAS (secretam substâncias para o ambiente) e INTERNAS (secretam substâncias para o interior da estrutura secretora).

O que é uma célula secretora?

São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior. São encontradas em glândulas exócrinas, como as sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias, apresentando um formato fusiforme ou de forma estrelado.

Quais são os tecidos de secreção?

TECIDOS SECRETORES É o chamado tecido glandular. A função do tecido glandular é a secreção de substâncias. A chave desse tecido são as células secretoras, capazes de produzir algumas substâncias ou concentrar e armazenar outras. As secreções podem ser expulsas para o exterior ou para o interior da planta.

Quais as estruturas secretoras internas?

Os idioblastos, as cavidades e os canais secretores são estruturas de secreção internas. Os idioblastos são, na maioria dos casos, células hipertrofiadas, maiores que as células vizinhas, que ocorrem isoladas e contem mucilagens, óleos essenciais e resinas ou misturas destes três tipos de secretados.

Quais os tipos de secreções liberadas pelas plantas?

Além dessas estruturas já citadas, podemos citar aquelas que secretam compostos fenólicos, material lipofílico, mucilagem e goma. Normalmente, essas estruturas estão relacionadas com a defesa da planta. Os compostos fenólicos, em casos de estresse hídrico, garantem o arcabouço da célula.

Quais são as células secretoras?

As células secretoras dão denominadas parênquimas e o tecido conjuntivo da porção interna da glândula que dá sustentação às células secretoras é denominado estroma. As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas.

Quais são as estruturas secretoras das plantas?

  • As estruturas secretoras das plantas são estruturas capazes de liberar secreções para o vegetal. Essa secreção pode ser: → endotrópica: quando é secretada pra dentro da célula. → exotrópica: quando é secretada nos espaços intercelulares ou na superfície da célula.

Qual a função das secreções secretoras?

  • Essas secreções, que podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentam as mais variadas funções. As células secretoras podem ser individualizadas e formar, assim, os chamados idioblastos ou, ainda, formar estruturas multicelulares como os tricomas.

Quais são as estruturas de secreção?

  • As resinas tem papel na defesa contra patógenos, e, assim como os óleos voláteis, afastam os insetos, reduzindo a herbivoria. As estruturas de secreção são os idioblastos, cavidades, ductos, superfícies epidérmicas e tricomas.

Quais são os componentes secretos do néctar?

  • São estruturas secretoras de néctar, encontradas em várias partes do corpo reprodutivo das plantas, podendo ser classificados quanto à posição em extrafloral e floral. Os componentes principais do néctar são sacarose, glicose e frutose. Tem função de atrair agentes polinizadores e/ou proteção.

Postagens relacionadas: