O que é evento de liquidez?
Índice
- O que é evento de liquidez?
- O que é piso do evento de liquidez?
- O que é percentual de referência?
- O que é um contrato de investimento?
- O que é mútuo conversível?
- Qual a remuneração do investidor anjo?
- Como fazer um contrato de investimento?
- Como funciona contratos de investimento coletivo?
- Qual a liquidez de uma empresa?
- Quais são os problemas de excesso de liquidez?
- Como definir a diferença entre liquidez e solvência?
- Como detectar se uma empresa tem problemas de liquidez?

O que é evento de liquidez?
Um evento que permite aos investidores iniciais de uma companhia retirar parcialmente ou completamente a sua parte no seu próprio capital e é considerado como uma estratégia de saída dos investimentos não produtivos.
O que é piso do evento de liquidez?
Definir o piso desse evento significa determinar a partir de qual valor um investimento será considerado relevante o suficiente para antecipar o vencimento do mútuo e a conversão em participação societária.
O que é percentual de referência?
Na participação fixa, o investidor obtém um percentual ou número fixos de quotas/ações da sociedade (ex. 10% do capital social ou 2 mil ações). Isso significa que o investidor terá direito à participação societária que foi antecipadamente prevista no contrato, comumente também chamada de “participação de referência”.
O que é um contrato de investimento?
Contratos de investimento para empresas, em linhas gerais, são aqueles formalizados entre sócios de um determinado negócio, provavelmente com potencial de expansão, e investidores. ... A formalização do investimento dependerá das expectativas tanto do empresário quanto do investidor.
O que é mútuo conversível?
O Mútuo Conversível nada mais é do que um contrato particular de mútuo (empréstimo), no qual o investidor empresta recursos para a empresa, podendo optar, ao final do prazo de vigência do contrato, por receber uma participação societária desta empresa, ao invés de receber de volta o valor aportado.
Qual a remuneração do investidor anjo?
Ao final de cada período, o investidor-anjo receberá a remuneração correspondente aos resultados distribuídos, conforme definido no contrato de participação, sendo não superior a 50% dos lucros da sociedade que receber o aporte de capital. Tal remuneração será atribuída pelo prazo máximo de 5 anos.
Como fazer um contrato de investimento?
Veja como fazer esses documentos, preservando o negócio e a relação comercial.
- Defina a forma jurídica do investimento.
- Insira cláusulas de proteção a sócios, acionistas e investidores nos contratos de investimentos.
- Cláusula de confidencialidade.
- Cláusulas de declaração e garantias.
Como funciona contratos de investimento coletivo?
O contrato de investimento coletivo pode ser entendido como o instrumento utilizado para captação de recursos do público investidor, para aplicação em determinado empreendimento, a ser implantando e gerenciado exclusivamente pelo empreendedor, com a promessa de distribuir entre os investidores os lucros originados do ...
Qual a liquidez de uma empresa?
- A liquidez é a capacidade de uma empresa tem para converter os seus ativos em dinheiro imediatamente, sem gerar perda significativa de valor. Por outro lado, a solvência é a capacidade de uma empresa para enfrentar todos os seus compromissos financeiros a longo prazo.
Quais são os problemas de excesso de liquidez?
- Até agora nos referimos a problemas devido à falta de liquidez, mas também pode haver “problemas de liquidez” devido a um excesso. Os “problemas de excesso de liquidez” ocorrem quando uma empresa tem excesso de recursos para cumprir os seus compromissos no curto prazo.
Como definir a diferença entre liquidez e solvência?
- Vamos definir a diferença entre liquidez e solvência de uma empresa. Além de como podemos detectar os problemas de liquidez numa empresa e as principais razões pelas quais eles surgem. Por fim, veremos um exemplo de uma empresa. Antes de mais nada, precisamos saber o que é liquidez e não confundi-la com solvência.
Como detectar se uma empresa tem problemas de liquidez?
- A solvência inclui todos os compromissos e todos os recursos, tanto a curto como a longo prazo, enquanto a liquidez inclui apenas compromissos e recursos de curto prazo. Podemos detectar se uma empresa tem problemas de liquidez, analisando a liquidez, a acidez e o rácio de tesouraria líquida.