O que são evidências da auditoria?

O que são evidências da auditoria?

O que são evidências da auditoria?

A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes. ... A obtenção de mais evidência de auditoria (suficiência), porém, não compensa a sua má qualidade (adequação).

Quais tipos de evidências são possíveis de obter através da auditoria?

Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir a inspeção, observação, confirmação, recálculo, reexecução e procedimentos analíticos, muitas vezes em combinação, além da indagação.

Quais são os tipos de componentes da documentação de auditoria?

Forma, Conteúdo e Extensão da Documentação de Auditoria

  • tamanho e complexidade da entidade;
  • natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
  • riscos identificados de distorção relevante;
  • importância da evidência de auditoria obtida;
  • natureza e extensão das exceções identificadas;

O que é evidência direta?

Evidência direta, considerada primária quando implique em exame exaustivo de todos os fatos contábeis. ... O auditor freqüentemente escolherá evidências naturais primarias e de fontes sob seu controle.

Quais são as características das evidências em um processo de auditoria?

Evidência de auditoria é o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados, em função de determinadas características: ... Objetividade: deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência.

Quais são os tipos de testes de auditoria?

Os contadores utilizam diferentes testes de auditoria para analisar e comprovar as informações financeiras de seus clientes. Dois tipos de testes abrangentes incluem procedimentos analíticos e testes substantivos de pormenor.

De quem é a propriedade da documentação de auditoria?

A documentação de auditoria é de propriedade exclusiva do TCMRJ e deverá ser arquivada pelo prazo mínimo de cinco anos, contado a partir da data da decisão definitiva da auditoria relacionada, independentemente de ter sido realizada pela equipe de servidores ou por contratados para atividades de apoio.

Qual a evidência de auditoria?

  • Evidência de auditoriaé o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados, em função de determinadas características: Suficiência: a evidência deve ser convincente à pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor. Validade: deve dar credibilidade e ...

Qual a evidência para fundamentar a opinião do Auditor?

  • Como exigido e explicado adicionalmente no Resumo NBC TA 330, a evidência para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de: Procedimentos substantivos, inclusive testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos.

Qual a classificação da auditoria?

  • Auditoria e a sua classificação. A Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e não adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

Qual é a classificação da auditoria vertical?

  • Esta auditoria é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico. NOTA: Não confundir esse tipo de auditoria com inspeção de produção. Os critérios para classificação de auditorias são baseados em quem está auditando quem, para que fim e por qual razão.

Postagens relacionadas: