Quais são os efeitos secundários da condenação penal?
Índice
- Quais são os efeitos secundários da condenação penal?
- Quais os efeitos da condenação pode o condenado ser reabilitado?
- O que são e quais são os efeitos específicos da condenação penal?
- Quais os efeitos da condenação primários e secundários?
- O que é efeito secundário?
- Quais as consequências da reabilitação?
- Quais são os requisitos para a concessão da reabilitação?
- Quais os efeitos penais e extrapenais da condenação?
- Qual a natureza da condenação penal?
- Quais os efeitos da condenação?
- Quais são os efeitos penais da condenação?
- Qual a sentença penal condenatória?

Quais são os efeitos secundários da condenação penal?
Entretanto, os efeitos da sentença condenatória também podem ser na modalidade dos chamados efeitos penais secundários. Dentre eles, destacam-se: a reincidência; a revogação de benefícios como o sursis, o livramento condicional, o aumento do prazo para a concessão do livramento condicional, entre outros.
Quais os efeitos da condenação pode o condenado ser reabilitado?
A reabilitação criminal produz efeitos positivos ao apenado que a requere depois de cumprida sua pena, são ele: sigilo sobre os registros criminais referentes ao processo e a condenação imposta por sentença, e o resguardo do sigilo das informações, e a suspensão dos efeitos extrapenais específicos.
O que são e quais são os efeitos específicos da condenação penal?
Os Efeitos Específicos, por assim dizer, são sanções que não buscam retribuir ou punir pelo dano do crime, mas prevenir, inviabilizar, desincentivar a manutenção de situações que propiciam a prática delituosa.
Quais os efeitos da condenação primários e secundários?
Dividem-se em efeitos primitivos (ou penais da condenação), que são ligados às ações penais imediatas da condenação, e efeitos secundários (ou extra-penais da condenação), relacionados às consequências posteriores ao ato condenatório. ...
O que é efeito secundário?
Efeitos secundários Mediatos, acessórios, reflexos ou indiretos, constituem-se em consequências da sentença penal condenatória como fato jurídico. Os efeitos secundários se dividem em dois blocos: penais e extrapenais.
Quais as consequências da reabilitação?
A primeira consequência da reabilitação envolve o sigilo sobre o processo e a condenação. ... Aliás, a reabilitação poderá ser revogada(artigo 95 do CP) com o que voltaria a figurar nos registros a condenação que foi objeto da reabilitação. Ao contrário dela, o sigilo do artigo 202 da Lei de Execuções Penais é definitivo.
Quais são os requisitos para a concessão da reabilitação?
94, do CP: A reabilitação poderá ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, se não sobrevier revogação, desde que o condenado: I - tenha tido domicílio no País no prazo ...
Quais os efeitos penais e extrapenais da condenação?
Essa condenação tem outros efeitos, tanto de natureza penal como de caráter extrapenal. A condenação tem inúmeros efeitos penais secundários, como gerar reincidência, revogar reabilitação, sursis etc., que estão espalhados pelo Código Penal. ... 91 e 92 do Código Penal.
Qual a natureza da condenação penal?
- A condenação penal, a partir do momento em que se torna irrecorrível, faz coisa julgada no cível, para fins de reparação do dano. Tem a natureza de título executório, permitindo ao ofendido de reclamar a indenização civil sem que o condenado pelo delito possa discutir a existência do crime ou a sua responsabilidade por ele.
Quais os efeitos da condenação?
- Art.91, CP – São efeitos da condenação: I- tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime; II- a perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienação, uso, porte ou detenção constitua fato ilícito;
Quais são os efeitos penais da condenação?
- Dividem-se em efeitos primitivos (ou penais da condenação), que são ligados às ações penais imediatas da condenação, e efeitos secundários (ou extra-penais da condenação), relacionados às consequências posteriores ao ato condenatório. Em linguagem metafórica, imagine-se a sociedade como um lago e a condenação penal como uma pedra atirada em sua ...
Qual a sentença penal condenatória?
- A sentença penal condenatória faz coisa julgada no cível, valendo como título executivo, nos termos do art. 584, II, do CPC, cuja liquidação far-se-á também na esfera cível. No entanto, a vítima ou seus sucessores não estão obrigados ao aguardo do desfecho da ação penal, podendo buscar o ressarcimento do dano através de ação própria no juízo cível.