Quais são os fatores antinutricionais?

Quais são os fatores antinutricionais?

Quais são os fatores antinutricionais?

Os fatores antinutricionais são substâncias químicas de diversas classes. Entre os mais estudados estão os taninos, os oxalatos, os nitratos, os fitatos, os inibidores de proteases e os glicosídeos cianogênicos.

O que são fatores antinutricionais encontrados nos alimentos?

Fatores antinutricionais, também conhecidos como antinutrientes, um termo que não gosto muito de usar pela conotação negativa que carregam, são substâncias encontradas em determinados vegetais que podem interferir na absorção de nutrientes, causar gases e ser potencialmente tóxicas ao organismo.

O que são fatores antinutricionais de natureza peptídica?

Fatores antinutricionais são substâncias produzidas pelas plantas e pertencem à classe dos metabólitos secundários, cuja função é defendê-las contra ataques de fungos, bactérias e herbívoros. Quando ingeridos em grandes quantidades, podem provocar efeitos nutricionais indesejados.

Quais são os fatores antinutricionais das leguminosas?

Fatores antinutricionais são substâncias formadas naturalmente em cereais e leguminosas que reduzem consideravelmente a biodisponibilidade de minerais e proteínas do organismo. Os principais fatores antinutricionais encontrados são fitatos, taninos, inibidores de enzimas digestivas e lectinas.

O que são fatores nutricionais?

O estado nutricional dos indivíduos é caracterizado por grande dinamismo e decorre essencialmente do equilíbrio entre três fatores: composição da alimentação (tipo e quantidade dos alimentos ingeridos), ... nutrientes e eficiência do aproveitamento biológico dos alimentos (ou da nutrição propriamente dita).

Quais os fatores antinutricionais presentes no ovo?

O ovo cru apresenta alguns fatores antinutricionais como a avidina e o inibidor de tripsina. A avidina é uma proteína presente na albumina que se liga à vitamina biotina formando o complexo avidina-biotina que não é absorvido pelo intestino, causando avitaminose.

O que são fatores antinutricionais quais seus efeitos sobre a nutrição e consequentemente sobre a produção animal?

Os fatores anti-nutricionais propriamente ditos são substâncias que, mesmo em estado vestigial, reduzem ou impedem totalmente a utilização de um elemento nutritivo, seja no nível digestivo, seja no nível metabólico (Jayasena & Jo, 2013).

Como eliminar os fatores antinutricionais dos alimentos fornecidos aos animais?

O tratamento térmico, extrusão, peletização e moagem são métodos muito utilizados para redução e/ ou inativação de substâncias indesejáveis em alimentos. Além disso, alguns animais naturalmente e evolutivamente desenvolveram estratégias para conviver com estes fatores.

Quais são os alimentos mais ricos em antinutricionais?

  • Entre os alimentos mais ricos em Fatores Antinutricionais estão os Grãos de Cereais, Pseudocereais e Leguminosas, sendo que as classes mais comuns destes compostos são listadas a seguir: 1. Fitatos

Qual é o efeito antinutricional?

  • “Fator antinutricional” são compostos ou classes de compostos presentes em vários alimentos de origem vegetal, que quando consumidos, reduzem o valor nutritivo desses alimentos.

Como os alimentos de origem vegetal têm ação antinutricional?

  • Alimentos de origem vegetal, como cereais e leguminosas sejam como fontes protéicas com baixo teor de gordura ou como fontes de fibras, tem acrescido à dieta humana componentes de ação antinutricional, principalmente quando são consumidos na forma crua ou inadequadamente processados.

Qual o antinutriente mais importante para o organismo?

  • Outro antinutriente bastante conhecido é o fitato, que pode ser encontrado em diversos cereais e leguminosas, como o feijão e a soja. O ácido fítico reduz a biodisponibilidade --isto é, o percentual de aproveitamento pelo organismo -- de nutrientes. Entre eles estão as proteínas e os minerais, como o cálcio e o magnésio.

Postagens relacionadas: