O que é doenças hematológicas?

Índice

O que é doenças hematológicas?

O que é doenças hematológicas?

A hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue. E as doenças que são derivadas dele são chamadas de doenças hematológicas. A hematologia estuda os elementos figurados do sangue (células): hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Qual a diferença de hematologia e oncologia?

A oncologia hematológica é uma sub-especialidade médica da Oncologia que também pode se apresentar com os nomes de onco-hematologia ou hematologia oncológica, sendo que a hematologia é a especialidade médica responsável por tratar de doenças e condições relacionadas ao sangue, enquanto a oncologia cuida de cânceres no ...

Quais são as doenças oncológicas?

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

Como se escreve onco-hematologia?

A Onco-hematologia é uma especialidade médica que trata das doenças que envolvem distúrbios do tecido hematopoiético e linfóide, incluindo as síndromes mielodisplásicas, leucemias, linfomas e mieloma.

Quais são as principais doenças hematológicas?

Segundo o Dr. Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.

Quais os tipos de tratamento para o câncer?

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Postagens relacionadas: