O que são espécies invasoras Cite exemplos?

Índice

O que são espécies invasoras Cite exemplos?

O que são espécies invasoras Cite exemplos?

As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema. Definimos como espécies exóticas aquelas que estão fora do seu local habitual.

Que são espécies invasoras?

As espécies exóticas invasoras são aquelas que quando introduzidas em outros territórios conseguem adaptar-se, estabelecer-se, reproduzir-se e espalhar-se até colonizar o ambiente, formar novas populações e causar impactos na biodiversidade, saúde ou economia.

Quais as espécies invasoras no Brasil?

Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).

Quais as consequências das espécies invasoras?

  • Algumas dessas consequências são: Extinção de espécies: as espécies invasoras podem acabar com a existência dos animais e plantas que consomem, já que esses não estão adaptados à predação ou à voracidade do novo predador. Além disso, competem por recursos (alimentos, espaço) com as espécies nativas, substituindo-as e causando seu desaparecimento.

Por que algumas espécies exóticas são consideradas invasoras?

  • Causadoras de problemas sociais e ambientais, algumas espécies exóticas são consideradas invasoras - ou seja, segundo a Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica, estão fora de seu habitat natural e ameaçam outros ecossistemas ou outras espécies, passando a exercer dominância em ambientes naturais.

Quais são as alternativas para espécies invasoras?

  • As alternativas abaixo mostram uma série de problemas causada por espécies invasoras. Analise as alternativas e marque aquela que não indica um problema causado por essas espécies:

Por que as espécies invasoras reproduzem-se de maneira desgovernada?

  • → Por que as espécies invasoras reproduzem-se de maneira desgovernada? As espécies invasoras não viviam naquela área, então, geralmente, não possuem predadores. A falta de inimigos naturais faz com que essas espécies reproduzam-se de maneira descontrolada, aumentando o tamanho da população.

Postagens relacionadas: