Quais são os tipos de glândulas que existem?

Índice

Quais são os tipos de glândulas que existem?

Quais são os tipos de glândulas que existem?

Podemos classificar as glândulas pluricelulares em dois tipos principais: glândulas exócrinas e glândulas endócrinas. As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares.

Quais são as glândulas do sistema endócrino?

  • As glândulas do sistema endócrino são responsáveis pela produção de hormônios que são lançados na corrente sanguínea para percorrer o corpo e chegar aos órgãos alvos. Tireoide A tireoide é localizada no pescoço e atua na produção de hormônios T3 e T4 que atuam na regulação do metabolismo.

Quais são as glândulas exócrinas?

  • Por exemplo, as glândulas sudoríparas, as glândulas salivares, as glândulas nas membranas mucosas e as glândulas mamárias são chamadas de glândulas exócrinas, porque elas secretam outras substâncias além de hormônios e porque elas secretam as substâncias para dentro de dutos e não diretamente na corrente sanguínea.

Quais são as glândulas do corpo?

  • Essas estruturas são responsáveis por produzir substâncias que são lançadas no corpo para desempenhar as mais variadas funções. As glândulas podem ser formadas por uma única célula (unicelular), como é o caso das glândulas caliciformes encontradas nas vias respiratórias, ou ainda apresentarem várias células agrupadas (pluricelular).

Quais são as glândulas apócrinas?

  • Essas glândulas podem ser divididas em dois tipos: Apócrinas: são glândulas que liberam odores, ficam na região das axilas e das genitálias. Écrinas: são glândulas espalhadas por todo corpo, a função é manter a temperatura corporal constante.

Postagens relacionadas: