O que são fontes históricas materiais e imateriais de exemplos?

Índice

O que são fontes históricas materiais e imateriais de exemplos?

O que são fontes históricas materiais e imateriais de exemplos?

Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas. Imateriais: são detectadas por meio das tradições, dos costumes, das lendas e do folclore de um povo ou de um lugar.

Quais são as fontes históricas não escritas?

Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são as fontes materiais?

  • Temos também as fontes materiais e imateriais: Fontes materiais são objetos físicos palpáveis como artefatos, utensílios, cartas, livros, fotos.... Fontes imateriais são mais subjetivas como relatos orais, histórias e canções... fontes materiais = cartas, pinturas, restos de roupas e escritas.

Quais são as fontes históricas?

  • As fontes históricas são a nossa maneira de espiar o passado, mas os vários tipos apresentam seus próprios benefícios e dificuldades. A primeira distinção a fazer é entre fontes primárias e secundárias.

Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?

  • Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.

Quais fontes são utilizadas para o estudo da história?

  • Elas são utilizadas pelos historiadores para compreender um determinado período ou fato histórico. Essas fontes revelam dados de extrema importância para o estudo da História, pois possuem marcas da presença dos seres humanos.

Postagens relacionadas: