O que são hormônios e qual a sua função?

Índice

O que são hormônios e qual a sua função?

O que são hormônios e qual a sua função?

Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. (consulte também Glândulas endócrinas).

Quais as funções desenvolvidas pelos hormônios?

Entre as funções desenvolvidas pelos hormônios, podemos destacar o crescimento, o desenvolvimento e o equilíbrio interno do corpo. Cada hormônio é produzido por uma glândula específica e atua apenas em um determinado local. O conjunto de glândulas endócrinas do corpo é chamado de sistema endócrino.

Quem produz os hormônios do nosso corpo?

E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Qual é a função do hormônio luteinizante?

O LH é o hormônio estimulador das células intersticiais nos ovários e nos testículos. No sexo feminino, seu grande aumento no meio do ciclo induz à ovulação. Se for dosado de maneira seriada, pode determinar a data da ovulação.

Como os hormônios atuam?

  • Os hormônios são lançados na corrente sanguínea e atuam como sinalizadores químicos. Alguns hormônios atuam bem próximo do local onde foram produzidos; outros, no entanto, percorrem longos trechos para alcançar o órgão no qual exercerá seu papel.

Quais são os hormônios do crescimento?

  • Tipos de Hormônios 1 Hormônio do Crescimento (GH) 2 Antidiurético (ADH) 3 Tiroxina (T4) 4 Paratormônio 5 Adrenalina 6 Glucagon 7 Insulina 8 Estrogênio 9 Progesterona 10 Prolactina

Quais os principais hormônios do corpo humano?

  • Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Por que os hormônios são prejudiciais para o corpo?

  • Sobretudo, os hormônios também passam por desequilíbrio no organismo de uma pessoa. Ao passo que, a hiperfunção é o excesso hormonal e a hipofunção é a insuficiência hormonal. Ambos são prejudiciais para o corpo, visto que suas principais causas são a diabetes, distúrbios da tireoide e síndrome do ovário policístico.

Postagens relacionadas: