O que é sentido para Gottlob Frege?

O que é sentido para Gottlob Frege?

O que é sentido para Gottlob Frege?

Sentido e referência em Frege A referência de um nome é aquilo que o nome denota, e o sentido é o modo de apresentação do objeto denotado.

O que é pensamento para Frege?

São Paulo: USP, 2001:13. , Frege caracteriza o pensamento como um tipo de entidade eterna, incriada, imutável e não passível de alteração pela atividade humana.

Qual a teoria de Frege?

Esta teoria se apresenta como uma espécie de tentativa de explicar o conceito de verdade em termos de identidade entre o conteúdo de sentenças, afirmações, juízos ou proposições, por um lado, e fatos, por outro lado.

Quais desses elementos seriam o sentido a referência é a representação Segundo Frege?

A referência indireta de uma palavra é assim o seu sentido usual. ... A referência de um nome próprio é o próprio objeto que designamos com ele; a representação que então temos é totalmente subjetiva; entre os dois reside o sentido, que não é subjetivo como a representação, mas por certo não é o próprio objeto.

Por que o sentido de uma frase deve ser objetivo enquanto sua representação é subjetiva?

Segundo Frege, o sentido de uma frase deve ser objetivo pois fala do lógico e é sempre a mesma para diferentes pessoas, enquanto que a subjetiva varia de uma pessoa para outra. A objetividade é baseada em fatos reais e verificáveis, ditando julgamentos imparciais e não julgadores.

Qual foi o principal objetivo de Frege?

Frege era um matemático que tinha um projeto muito bem determinado: provar que a matemática era um ramo da lógica. Sua obra, mesmo os artigos menos técnicos e com caráter mais filosófico, não foi designada como uma contribuição à teoria do significado.

Como Frege analisa a questão do entendimento na filosofia da linguagem?

Quanto ao uso da linguagem, trata-se de entender como os usuários de uma linguagem a aprendem e utilizam em sua comunicação com os outros, bem como o que significa comunicar. ... Para trabalhar estas questões, Frege dividiu o conteúdo das expressões em dois componentes, o sentido e o significado.

O que difere a teoria de Frege e a compreensão de sentido Composicionalidade e contexto?

Pautado nisso, dentre as informações a seguir, é correto afirmar que: a) o que difere a teoria de Frege é a compreensão de sentido, composicionalidade e contexto. b) o que difere a teoria de Frege é a noção de representação e de intencionalidade.

Qual o objetivo principal de Frege ao estabelecer a relação entre sentido é referência?

Após estabelecer a distinção entre o sentido e a referência de nomes próprios, Frege pergunta se tal distinção também deve ser estendida a sentenças. Frege irá concluir que a referência (i.e. o valor semântico) de uma sentença é o seu valor de verdade.

Porque a partir da noção de sentido é referência todo tipo de questionamento surge na linguagem comum para Frrege?

De fato, a partir da noção de sentido e referência, todo tipo de questionamento surge na linguagem comum. ... Nesse caso, temos um sentido sem um objeto de referência, o que pode produzir proposições inválidas (ou duvidosas, como afirma Frege).

Postagens relacionadas: