Quais são os tipos de gêneros do discurso?

Índice

Quais são os tipos de gêneros do discurso?

Quais são os tipos de gêneros do discurso?

Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento. ... E que cada esfera destas produz seus repertórios de discursos relativamente estáveis (os gêneros do discurso).

O que são gêneros textuais ou gêneros do discurso?

Gêneros textuais referem-se diretamente às práticas sociais, ou seja, são os textos materializados que encontramos no dia-a-dia (um bilhete, um telefonema, um cardápio, uma receita, uma carta, etc). Eles têm a função, se se pode dizer assim, de ordenar as atividades comunicativas.

Qual é o objetivo do gênero do discurso?

Os gêneros do discurso representam os propósitos comunicativos dos falantes e carregam em si, constitutivamente, a função social da linguagem.

Quais são os tipos de domínio discursivo?

Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". E, assim, classifica os domínios discursivos em: científico, jornalístico, religioso, saúde, comercial, industrial, instrucional, jurídico, publicitário, lazer, interpessoal e ficcional.

Quais são os gêneros do discurso?

  • No uso destes, nasce a necessidade de uma comunicação imediata, nesse caso, os primários que são considerados gêneros do discurso simples, os quais fazem parte do uso cotidiano, como a carta pessoa, diálogos, relatos etc. Atualmente Marcuschi tem-se mostrado como um importante estudioso a respeito dos gêneros.

Quais são os gêneros textuais?

  • 2) Gêneros textuais: dizem respeito aos textos materializados e padronizados em contextos comunicativos, amplamente utilizados no cotidiano e apresentam em si indícios de sociointeração e de constituição sócio-histórica. Dessa forma, apresentam-se alguns exemplos: telegrama, sermão, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem etc.

O que são os gêneros literários?

  • O que são os gêneros literários? Os gêneros literários compõem a classificação que abrange somente os textos literários. AO agrupamento é feito de acordo com a forma, características formais comuns nas obras literárias, critérios estruturais, semânticos e contextuais.

Qual o gênero textual de uma mensagem?

  • Um determinado gênero textual, mesmo que de forma inconsciente, é selecionado pelo falante de forma a atender às necessidades daquela situação. A intenção é transmitir a mensagem ao interlocutor de forma efetiva, o que acontece desde as mensagens de WhatsApp até ofícios organizacionais.

Postagens relacionadas: