O que são ideias para David Hume?

Índice

O que são ideias para David Hume?

O que são ideias para David Hume?

Impressões: as impressões são as sensações mais fortes, mais vivas e de certa forma, mais recentes. Ideias: as ideias podem ser definidas como as memórias, como as lembranças, portanto, sensações mais distantes e menos vívidas.

Como Hume descreve o que acreditamos ser a causalidade?

A causalidade, para Hume, não só é uma modalidade de operação da mente, uma relação natural pela qual duas ideias, uma introduzindo a outra, se associam na imaginação, mas constitui ainda uma relação filosófica, uma qualidade que torna passíveis de comparação os objetos implicados.

O que o próprio Hume admitiu?

[8] Hume reconhece que pode haver uma exceção ao princípio geral proposto: a formação, pela imaginação, da idéia de determinada tonalidade de azul (no exemplo considerado) a partir da impressão da série de todas as demais tonalidades dessa cor.

O que é o princípio da causalidade de Hume?

Hume chegou a questionar inclusive um pressuposto fundamental de toda tradição científico-filosófica: o princípio da causalidade. ... Assim, observando regularidades na natureza, o homem acreditou que existiam leis, do mesmo modo que, vendo um evento suceder-se ao outro, o homem inventou a relação de causa e efeito.

O que é o problema da causalidade?

A causalidade é o agente que liga dois processos, sendo um a causa e outro o efeito, em que o primeiro é entendido como sendo, ao menos em parte, responsável pela existência do segundo, de tal modo que o segundo é dependente do primeiro. Diz-se "em parte" porque um efeito pode ter mais de uma causa em seu passado.

Qual é a filosofia de Hume?

  • De fato, até hoje seus argumentos são objeto de discussão e muitas de suas teses ainda são largamente aceitas e defendidas. Hume ainda é um tipo de filósofo cujas ideias ainda podemos filosofar. Contudo, é frequente vermos a filosofia de Hume ser caracterizada como uma filosofia cética.

Quais são os argumentos utilizados por Hume?

  • Dois argumentos utilizados por Hume sustentam essa relação unívoca e inevitável entre as impressões e idéias. Por mais composto sejam os pensamentos e idéias, eles podem ser decompostos em idéias simples que remetem a copia da sensação ou do sentimento vivido.

Quais são as idéias?

  • As idéias referem-se às representações mentais, como a memória e a imaginação que são derivadas das impressões. Assim, toda idéia é uma cópia de alguma impressão. Hume discorre sobre o problema da origem do conhecimento; é cético em relação á metafísica e objetivo em assuntos morais e políticos.

Postagens relacionadas: