Quais são as fontes diretas do Direito?

Índice

Quais são as fontes diretas do Direito?

Quais são as fontes diretas do Direito?

fontes indiretas, impróprias ou impuras são aquelas que assumem a função de fontes de direito por excepcionalidade, como a doutrina, a jurisprudência e os costumes. No entanto, tal característica não exclui sua finalidade de servir como método de interpretação legal.

Qual a diferença entre fontes voluntárias e involuntárias?

  • Por último, quanto à fontes voluntárias e involuntárias, o critério de distinção recaí sobre a forma e processo como se exteriorizam essas regras, sendo que temos como fontes voluntárias, nomeadamente, as leis, e que resultam de um processo formal legislativo, intencional, tendo em vista a criação de regras de Direito.

Quais são as fontes de fatos?

  • As fontes têm várias classificações possíveis: podem ser voluntárias e involuntárias, materiais ou formais; as formais, por sua vez, podem ser imediatas e mediatas. Constituem aqueles fatos que, por si só, são considerados fatos geradores do Direito.

Quais são as fontes imediatas do direito?

  • As fontes imediatas do Direito constituem aqueles factos que, por si só, são considerados enquanto factos geradores do Direito.

Quais são as fontes históricas mais instigantes?

  • Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.

Postagens relacionadas: