O que são os instrumentos de comando e controle?

O que são os instrumentos de comando e controle?

O que são os instrumentos de comando e controle?

Instrumentos de comando e controle são aqueles que regulam diretamente, através de controle e fiscalização dos agentes poluidores através de regulação e o estabelecimento de normas, procedimentos, e posterior fiscalização sobre a sua aplicação.

Quais são os principais instrumentos de regulamentação ambiental?

Como exemplos desses instrumentos, podem-se citar os regulamentos, licenças ambientais, proibições, normas sobre níveis máximos ou mínimos de poluição, o zoneamento, auditoria ambiental, bem como outros atos administrativos que resultam do exercício do poder de polícia administrativa.

Quais os principais mecanismos adequados ao controle dos problemas ambientais?

Os principais mecanismos da "abordagem de comando e controle" são: normas e padrões, licenças e permissões e controle do uso do solo e da água. Dentre esses, as normas e padrões têm sido mais utilizados na regulamentação ambiental em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O que são instrumentos de regulação?

Instrumentos reguladores: instrumentos do tipo comando e controle (C&C), também conhecidos como instrumentos regulatórios; cabem ao sistema do poder público. Instrumentos de mercado, ou instrumentos econômicos (IE).

Qual o objetivo dos instrumentos de comando e controle no meio ambiente?

Os instrumentos de comando e controle visam o gerenciamento da produção de poluentes através de penalizações impostas aos agentes poluidores como forma de modular sua geração de resíduos.

Como se manifestam os instrumentos de comando e controle?

O instrumentos de comando e controle é aplicado diretamente sobre os locais que estão emitindo poluentes, sendo que o órgão regulador deste instrumento estabelece uma serie de normas e de regras a serem seguidos pelos agentes poluidores assim como multas para os agentes que não cumprem tais regras ou normas.

O que são instrumentos ambientais?

Instrumentos de gestão ambiental São eles: Os padrões de qualidade ambiental; O zoneamento ambiental; ... O cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais, os instrumentos econômicos (como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros);

Quais são os instrumentos de política ambiental?

De modo geral, são três os instrumentos utilizados pela política ambiental: Comando-Controle, econômico e comunicação. O instrumento Comando-Controle, como foi aludido anteriormente, estabelece normas, regras e procedimentos de produção e utilização dos recursos, sob penalidade do não cumprimento de tais medidas.

Como pode ser feita o controle ambiental?

O alicerce do controle ambiental se dá através de três princípios básicos: o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento (Figura 2.3). a) O licenciamento é o instrumento de controle preventivo, através do qual pode se prever as possíveis intervenções no meio ambiente.

O que pode ser feito para evitar os problemas ambientais?

É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:

  1. Economizar água.
  2. Evite o consumo exagerado de energia.
  3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis.
  4. Diminuir o uso de automóveis.
  5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas.
  6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis.

Como funciona a auto-regulação?

  • "Para aprender, o indivíduo não deixa de operar regulações intelectuais. Na mente humana, toda regulação em última instância, só pode ser uma auto-regulação, pelo menos se admitirmos as teses básicas do construtivismo: nenhuma intervenção externa age se não for percebida, interpretada, assimilada por um sujeito.

Como ilustrar o processo de auto-regulação contínuo?

  • Para ilustrar este processo de auto-regulação contínuo, escolhemos a imagem ancestral de uma ‘ouroboros’ (i.e., uma serpente mordendo a sua própria cauda) neste blog.

Quais são os sistemas de regulação e controle?

  • Os sistemas de regulação e controle são, hoje em dia, imprescindíveis nos modernos processos de produção. Telas compactas fazem com que seja possível uma visualização rápida e simples de muitas magnitudes físicas, tais como temperatura, pressão, rotações e sinais de processos normalizados que se encontram em qualquer processo automatizado.

Quais as fases da auto-regulação?

  • A auto-regulação ocorre por fases: (1) consciencialização e estabelecimento do objetivo; (2) procura ativa desse objetivo e 3) alcance, manutenção ou reformulação do objetivo estabelecido. Iremos demonstrar cada uma destas fases usando como exemplo o caso do João, que sofreu um ataque cardíaco.

Postagens relacionadas: