O que são instituições disciplinares para Foucault?

Índice

O que são instituições disciplinares para Foucault?

O que são instituições disciplinares para Foucault?

Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.

O QUE É instituições disciplinares?

As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão opera as disciplinas com a outra.

O que são instituições de sequestro?

"São aquelas instituições que retiram compulsoriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc.", diz Alfredo Veiga-Neto.

O que significa poder disciplinar?

O poder disciplinar é uma forma de poder que, ao invés de negar, proibir, punir, quer adestrar e produzir um indivíduo eficiente, dócil e útil.

Quando surge a sociedade disciplinar?

De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.

Quais são as disciplinas?

  • As disciplinas são técnicas utilizadas para assegurar a ordenação das multiplicidades humanas. Ela é usada para reduzir o que torna uma multiplicidade difícil de ser manejada. Faz crescer a utilidade de cada elemento singular.

Como exercer o poder disciplinar?

  • O direito de exercer o poder disciplinar prescreve um ano após a prática da infracção ou no prazo de prescrição previsto na lei penal, caso constitua também a prática de um crime, devendo iniciar-se nos 60 dias subsequentes ao conhecimento do empregador ou do superior hierárquico com competência disciplinar da prática da infracção.

Qual é o espaço da disciplina?

  • O espaço da disciplina é recortado, imóvel, fechado; o tempo é medido, cronometrado, repetido, fiscalizado. Cada qual prende-se ao seu lugar e sua rotina, permanentemente fiscalizados e vigiados.

Como funciona a sociedade disciplinar?

  • Para entender como funciona a sociedade disciplinar, precisamos pensar como a disciplina passou de força local para tecnologia política. A questão é a difusão social do Panóptico como uma tecnologia de poder que põe em marcha, como função generalizada, os processos disciplinares.

Postagens relacionadas: