Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação. ...

Quais os cinco instrumentos de avaliação da personalidade?

São eles: o MCMI-III, a PCL-R, e o Rorschach. ... Ainda no que concerne aos instrumentos utilizados nos trabalhos, cinco deles têm como objetivo a avaliação do funcionamento patológico da personalidade, sejam eles, MCMI-III, IDTP, PCL-R, Rorschach, e QECP.

Qual o principal instrumento de trabalho do psicólogo?

Enquanto técnica, a entrevista tem seus próprios procedimentos empíricos através dos quais não somente se amplia e se verifica, mas, também, simultaneamente, absorve os conhecimentos científicos disponíveis.

Quais são as fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica?

I - Fontes fundamentais: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

Qual foi o primeiro instrumento científico de avaliação da personalidade?

Os primeiros instrumentos destinados a avaliar a personalidade foram os Inventários de Personalidade, que Anastasi (1977) chama de testes de auto-descrição. A característica fundamental deste método é fornecer traços ou fatores da personalidade do examinando.

Porque a observação é considerada um instrumento de trabalho do psicólogo?

O psicólogo utiliza-se da observação afim de coletar dados do comportamento e de situações ambientais, pois por meio das observações ele identifica as deficiência, identifica as variáveis que modificam o comportamento e os recursos disponíveis no ambiente, e pode elaborar estratégias melhores para a situação do que se ...

Como deve ser a escuta do psicólogo?

Arantes (2010, p. 94) ainda diz que para escutar é preciso “uma economia dos gestos e palavras, um silêncio ativo e um certo recolhimento”, evidenciando a postura de acolhimento por parte do psicólogo para com as reais necessidades do outro. Desta escuta deriva-se a análise para as intervenções necessárias.

Por que os instrumentos psicológicos não acompanharam o desenvolvimento dos iniciais?

  • Para Almeida (1999) os instrumentos psicológicos não acompanharam o desenvolvimento das demais áreas de conhecimento, como a informática ou a tecnologia, tendo em vista que os instrumentos atuais muito se aproximam dos iniciais.

Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

  • Participaram 82 alunos último-anistas, de uma universidade particular do interior paulista e 52 profissionais. O material utilizado constituiu-se de uma relação de instrumentos de avaliação psicológica e a tarefa dos sujeitos era assinalar os instrumentos conhecidos, os utilizados, e os desconhecidos.

Quais são os instrumentos mais conhecidos e utilizados na formação de Psicologia?

  • Os resultados indicaram uma diferença entre os grupos no que diz respeito aos instrumentos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais. Estudos comprovam que alguns dos instrumentos mais conhecidos são também os mais freqüentes nos cursos de formação de psicologia. Sugere-se que novas pesquisas desta natureza sejam realizadas.

Qual o material utilizado para a avaliação psicológica?

  • O material utilizado constituiu-se de uma relação de instrumentos de avaliação psicológica e a tarefa dos sujeitos era assinalar os instrumentos conhecidos, os utilizados, e os desconhecidos. A aplicação se deu no próprio período de aula, com a respectiva autorização da coordenação e dos professores.

Postagens relacionadas: