O que é o índice de peróxido?

O que é o índice de peróxido?

O que é o índice de peróxido?

O Índice de peróxido (IP) é a maneira comum de detectar rancidez da gordura. A oxidação é um processo autocatalítico e desenvolve-se em aceleração crescente, uma vez iniciada. Fatores como temperatura, enzimas, luz e íons metálicos podem influenciar a formação de radicais livres.

O que significa o índice de iodo?

O índice de iodo (IV) é uma medida do número total de ligações duplas presentes em gorduras e óleos. É expressado como o "número de gramas de iodo que reagirá com as ligações duplas em 100 gramas de gorduras ou óleos”.

Qual o índice de acidez?

O índice de acidez corresponde à quantidade (em mg) de base (KOH ou NaOH) necessária para neutralizar os ácidos graxos livres presentes em 1 g de gordura.

Qual o valor índice de acidez em óleos preconizado pela Anvisa?

Segundo a RDC 270 da ANVISA (BRASIL, 2005) os óleos não refinados devem apresentar índice de acidez máximo de 4 mg KOH g-1.

Qual a importância dos índices de acidez e peróxidos utilizados em ingredientes?

O índice de peróxido avaliar a oxidação, fazendo sendo sinal positivo para o aparecimento da acroleina substância cancerígena (MENDONÇA et al., 2008). Objetivou-se com essa pesquisa demonstrar através da análise, de acidez e índice de peróxido como parâmetro de qualidade referentes a óleo de soja utilizado em frituras.

Como calcular o índice de iodo?

O índice de iodo de um óleo ou gordura é medido por seu grau de instauração e é expresso em números de centigramas de iodo absorvido por grama da amostra (% de iodo absorvido).

Para que serve o índice de saponificação?

A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

Qual a análise utilizada para determinar o índice de saponificação?

Determinação do índice de saponificação Quanto menor o peso molecular do ácido graxo, maior será o índice de saponificação. Nesta análise, o lipídio presente na amostra é hidrolisado em meio alcalino sob aquecimento e, em seguida, o produto formado é titulado por ácido.

Quais os sinais de triglicerídeos altos?

  • O triglicerídeo alto pode indicar risco aumentado de doença no fígado, aterosclerose, pancreatite, diabetes descompensada, hipotiroidismo, infarto do miocárdio, ingestão alta de açúcares e ou de gorduras. Saiba mais sobre os sinais e sintomas de triglicerídeos altos.

Qual o valor ideal dos triglicerídeos?

  • O valor ideal dos triglicerídeos deve ficar abaixo de 150 mg/dL. Valores entre 200-499 mg/dL são considerados altos e acima de 500 mg/dL são considerados muito altos. Quais os sintomas de triglicerídeos altos? Em geral, os triglicerídeos altos não provocam sintomas.

Como ocorre o aumento na concentração de triglicerídeos?

  • O aumento ou diminuição na concentração de triglicerídeos pode ser notado através do acúmulo de gordura na barriga ou em outras regiões do corpo, formação de pequenas bolsas de cor pálida na pele, desnutrição e problemas hormonais.

Qual a fonte de triglicérides para o corpo?

  • Contudo, a principal fonte de triglicérides para o corpo são os carboidratos em excesso, principalmente os simples. Alguns exemplos são: Mandioca. O recomendado para quem tem triglicérides alto é sempre dar preferência para alimentos em versões integrais.

Postagens relacionadas: