Quais são as doenças respiratórias agudas?

Índice

Quais são as doenças respiratórias agudas?

Quais são as doenças respiratórias agudas?

As principais doenças respiratórias agudas são:

  1. Gripe. A gripe é um infecção causada pelo vírus Influenza e dura em torno de 7 a 10 dias. ...
  2. Faringite. ...
  3. Pneumonia. ...
  4. COVID-19. ...
  5. Bronquite aguda. ...
  6. Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)

Quais são os tipos de infecções respiratórias?

As infecções respiratórias agudas podem ser classificadas segundo sua localização anatômica em: infecções das vias aéreas superiores, que compreendem rinofaringite, faringite e amigdalite, otite média, sinusite e laringite; e infecções das vias aéreas inferiores, tais como bronquite, bronquiolite e as pneumonias.

O que é o trato respiratório?

O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Quais as doenças do trato respiratório superior?

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS: CAUSAS E TRATAMENTOS

  • Sinusite. Causada pela infecção dos seios da face, a sinusite pode ser aguda, subaguda (com duração entre quatro e doze semanas) ou crônica (que dura além de quatro semanas). ...
  • Amigdalite. ...
  • Faringite. ...
  • Laringite.

Quais são as doenças respiratórias causadas por bactérias?

Há vários tipos de pneumonia, mas a mais comum é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que também pode ser uma das causas da sinusite....Principais sinais e sintomas da pneumonia:

  • Tosse com catarro;
  • Febre alta (a partir de 38 graus);
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Respiração acelerada;
  • Sensação de cansaço.

O que é bom para desinflamar as vias respiratórias?

Guaco, hortelã e o alecrim também podem ajudar na defesa do sistema respiratório. “O limão é muito rico em vitamina C e em substâncias ativas, antibacterianas, anti-inflamatória e também com a ação expectorante”, afirma. Segundo Karin Honorato, o limão pode ser usado em saladas, na água e preparos de sucos.

Qual a causa das infecções respiratórias mais comuns?

  • Alguns dos exemplos de causas de infecções respiratórias mais comuns incluem: Resfriado comum ou gripe: é uma infecção causadas por vírus, provocando tosse, coriza, espirros e obstrução nasal. Na gripe, há infecção pelos vírus do tipo Influenza, que provocam sintomas mais intensos, como dor no corpo e febre.

Quais são as infecções respiratórias altas?

  • As infecções respiratórias altas são as mais comuns e costumam ser contagiosas, principalmente as causadas por viroses, que são facilmente propagadas em locais com aglomerações de pessoas, como escolas, creches ou no ônibus, por exemplo.

Como tratar a infecção respiratória?

  • O tratamento da infecção respiratória depende da sua causa e da gravidade da infecção. Assim, geralmente, é indicado repouso, uso de analgésicos e antitérmicos, como Dipirona ou Paracetamol, e bastante hidratação ao longo do dia.

Quais são os grupos de doenças respiratórias agudas?

  • Foram identificados quatro grupos sociais homogêneos nas condições de risco para as doenças respiratórias agudas. Os grupos III e IV – com as piores condições sócio-econômicas – mostraram diferenciais importantes em relação aos grupos I e II. Os diferenciais de mortes por pneumonia encontrados, sugerem iniqüidades em saúde.

Postagens relacionadas: