Quem tem competência para elaborar leis que tratem de isenções tributárias?

Índice

Quem tem competência para elaborar leis que tratem de isenções tributárias?

Quem tem competência para elaborar leis que tratem de isenções tributárias?

155, § 2º, XII, “d”, da Constituição Federal, a qual estabelece que cabe ao Congresso Nacional, por meio de lei complementar, “regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados”.

Quais entes da federação podem dar isenção de tributos?

Como funcionam as iniciativas para isenção tributária? Como destacamos há pouco, os três entes da federação (União, Estados e Municípios) têm competência para legislar sobre as hipóteses de isenção.

Qual a isenção tributária?

  • Isenção tributária. A isenção deverá sempre decorrer de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para a sua concessão, a quais tributos ela se aplica e o prazo de sua duração. As isenções podem ser concedidas com prazo certo ou com prazo indeterminado; de modo condicionado e incondicionado.

Quais são as isenções do imposto de renda?

  • Como exemplo, temos as isenções do Imposto de Renda, que estão previstas no Regulamento do Imposto de Renda, e, entre elas, constam: - ajuda de custo destinada a atender às despesas com transporte, frete e locomoção do beneficiado e seus familiares, em caso de remoção de um município para outro;

Qual a diferença entre imunidade tributária e isenção?

  • A diferença mais nítida, ainda que insuficiente para distinguir os dois institutos, diz respeito à inserção no ordenamento jurídico: enquanto a imunidade tributária encontra previsão constitucional; a isenção possui origem legal.

Será que a cobrança de renda é isenção tributária?

  • A Constituição Federal veda a cobrança de Imposto de Renda sobre os recursos dessa natureza. Esse seria um caso, tipicamente, de não incidência. Agora que delimitamos, de forma sintética, tudo aquilo que não é isenção tributária, poderemos apresentar, com clareza, uma definição para tal instituto.

Postagens relacionadas: