Que são isótopos naturais e artificiais?

Índice

Que são isótopos naturais e artificiais?

Que são isótopos naturais e artificiais?

* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.

O que são os isótopos naturais?

Os isótopos naturais são encontrados em proporções praticamente constantes para cada elemento químico. Em geral, os isótopos não possuem nome próprio. São designados pelo nome do elemento a que pertencem seguido do respectivo número de massa.

Quais são as propriedades dos isótopos?

  • Os isótopos possuem também diferentes propriedades nucleares, havendo alguns radioisótopos, ou seja, átomos que possuem as mesmas propriedades químicas do isótopo que não é radioativo, mas com a diferença de que emitem radiações de seu núcleo. O carbono-14 e o trítio são exemplos de radioisótopos.

Quais são os átomos isótopos?

  • Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. Ouvir: Isótopos. Definição de isótopos e exemplos

Quais são os isótopos radioativos?

  • Isótopos radioativos podem ser usados ​​como rastreadores em pacientes para monitorar vários processos internos. Na indústria, esses elementos podem medir a espessura de um metal. Os isótopos instáveis ​​do urânio são usados ​​como combustível em usinas nucleares.

Quais são os isótopos de hidrogênio?

  • Isótopos de hidrogênio, por exemplo, ocorrem naturalmente. O hidrogênio pode vir em três configurações diferentes: prótio, deutério e trítio. Esses três isótopos são usados ​​como combustível para a fusão nuclear. No aspecto das armas nucleares, são os elementos básicos que constituem a bomba de hidrogênio.

Postagens relacionadas: