Quais são os hidrocarbonetos acíclicos?

Índice

Quais são os hidrocarbonetos acíclicos?

Quais são os hidrocarbonetos acíclicos?

Hidrocarbonetos acíclicos são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas (acíclicas).

Em que são utilizados os hidrocarbonetos?

Hidrocarbonetos são de grande importância econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plásticos, ceras, solventes e óleos.

O que são os hidrocarbonetos?

  • O que são hidrocarbonetos? Estudamos os hidrocarbonetos dentro da química orgânica. Os hidrocarbonetos são compostos químicos constituídos primariamente por átomos de hidrogênio e carbono, por meio de ligações covalentes.

Quais são os hidrocarbonetos cíclicos?

  • Os hidrocarbonetos cíclicos são aqueles em que a cadeia de carbonos tem uma formação cíclica. Isso quer dizer que não há “carbonos terminais”. Um hidrocarboneto pode ser cíclico e, ainda assim, ter um átomo de carbono fora do ciclo. Os hidrocarbonetos saturados são aqueles em que as ligações entre os átomos são simples.

Qual a nomenclatura dos hidrocarbonetos?

  • A nomenclatura dos hidrocarbonetos segue as regras propostas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac). Para nomear os compostos, deve-se: ⇒ 1° passo: fazer a contagem dos carbonos da cadeia principal, que é a sequência com mais carbonos e que contém as insaturações.

Qual a reatividade dos hidrocarbonetos?

  • Moderada reatividade: compostos acíclicos com instaurações (duplas ou triplas ligações). Alta reatividade: compostos cíclicos (cadeia fechada) com 3 a 5 carbonos na cadeia. A nomenclatura dos hidrocarbonetos segue as regras propostas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac). Para nomear os compostos, deve-se:

Postagens relacionadas: