Quais as características dos jogos tradicionais?

Índice

Quais as características dos jogos tradicionais?

Quais as características dos jogos tradicionais?

Os hoje chamados Jogos Tradicionais, segundo Kishimoto (2009) são caracterizados pela transmissão oral, anonimato, conservação, tradicionalidade, universalidade e mudança, logo, nesses jogos se verifica a existência de certos padrões lúdicos universais, mesmo observando-se diferenças regionais, como variações nas ...

O que é jogos tradicionais na educação física?

Verificou-se que os professores utilizam uma variedade de brincadeiras tradicionais como conteúdo em suas aulas de educação física como a amarelinha, queimada, o pega-pega, a bandeirinha, pula corda, a pata cega, os brinquedos cantados, o tacobol, e bole-bole, com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral da ...

Quais capacidades são desenvolvidas com o jogo tradicional?

Para além disso, o Jogo Tradicional tem um papel fundamental como instrumento para o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, sociais, afectivas, cognitivas e linguísticas das crianças (Friedmann, 1995).

Qual é a função dos jogos tradicionais?

Os jogos tradicionais estão perdendo espaço em nossa sociedade, apesar da sua grande importância para a infância, por desenvolver a personalidade, a realidade, o simbolismo, a motivação, a criação de novas idéias, contato com a cultura e socialização, além do desenvolvimento integral do individuo.

Quais as características dos jogos infantis?

Os jogos tradicionais infantis, assim como qualquer construção social, são moldados de acordo com vivências na sociedade. Uma brincadeira só é percebida como tradicional quando é criada e sustentada durante um determinado período, se tornando parte do folclore e da história do povo ou da região.

Quais são as brincadeiras da educação física?

Sejam de natureza cooperativa ou competitiva, que oferecem a possibilidade de vivenciar o lúdico.

  • Abaixar-se.
  • Amarelinha.
  • Aponte o que ouviu.
  • Badminton - Pré-desportivos.
  • Bilboquê
  • Bola de gude.
  • Boliche - garrafas PET.
  • Cabeça pega o rabo.

Que características são atribuídas aos jogos tradicionais?

  • Assim, aos Jogos Tradicionais são atribuídas características como a criatividade, espontaneidade e liberdade que se opõem e afastam da regulamentação, sistematização e rendimento do Desporto. Da grande variedade de exercícios lúdicos antigos muitos não conseguiram resistir à invasão da modernidade.

Qual a importância dos jogos tradicionais?

  • Sinal da sua grandeza e importância, os Jogos Tradicionais podem, segundo Graça Guedes (1989), proporcionar estudos diversificados no âmbito da História, da Historiografia, da Psicologia, da Sociologia, da Pedagogia, da Etnografia e da Linguística, entre outros.

Quais são as modalidades de jogos tradicionais?

  • Dentro jogos tradicionais podem ser encontrados ampla ldicas modalidades tais jogos de adivinhação, crianças jogos, tais como rotação e Metras, como os de meninas pulando corda , entre outros. originam sazonal.

Como os alunos utilizam os jogos tradicionais?

  • Os respondentes afirmaram que utilizam esse conteúdo em suas aulas, e que os Jogos Tradicionais podem contribuir de forma significativa de muitas maneiras nos saberes dos alunos, sempre com criatividade e desempenho.

Postagens relacionadas: