O que é junta de movimentação?

O que é junta de movimentação?

O que é junta de movimentação?

Junta de movimentação É o espaço regular que define as divisões da superfície revestida com placas cerâmicas. Sua função é permitir o alívio de tensões originadas pela movimentação da base onde é aplicado o revestimento ou pela própria expansão das placas cerâmicas.

Quais os tipos de juntas de movimentação?

Como já apresentado, existem três tipos de juntas de movimentação que são a horizontal, a vertical e a de dessolidarização. Lembrando que esses componentes seguem as especificações da norma NBR 13.755, que expõe os procedimentos adequados para a aplicação dos revestimentos utilizando argamassa colante.

Quando usar Junta de movimentação?

As juntas de movimentação podem ser previstas antes da execução do revestimento cerâmico, logo após o desempenho, com profundidade até a base ou até 2/3 do emboço ou contrapiso.

Como fazer Junta de movimentação?

Normalmente, as juntas em pavimentos são feitas de andar em andar na horizontal a cada três metros entre a parede e a estrutura. Além disso, as normas falam que quando se tem cores mais escuras deve-se diminuir o espaçamento e no caso das cores mais claras, se faz necessário aumentar a distância entre essas juntas.

O que é a Junta do piso?

As juntas de assentamento são espaços entre as placas cerâmicas que compõe o revestimento. Elas são preenchidas com material flexível chamado de argamassa de rejuntamento ou simplesmente rejunte.

Quais os 3 grandes grupos de juntas?

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).

Para que servem as juntas de assentamento?

São espaçamentos entre as placas cerâmicas que servem para compensar variação de tamanho em produtos não retificados e absorver movimentações da base de assentamento. Devem ser preenchidos com rejunte.

Quando é necessário junta de dilatação?

Onde usar?

  1. Estruturas de concreto;
  2. Separação entre blocos de edifício;
  3. Separação entre pontes;
  4. Separação entre viadutos e suas estruturas;
  5. Estruturas de vedação;
  6. Separação de pisos e azulejos;
  7. Paredes e muros;
  8. Estruturas de borracha ou de PVC;

Como executar uma junta de dilatação?

Como aplicar a junta de dilatação no piso?

  1. antes de iniciar o trabalho, limpar bem o local, retirando resíduos e poeira. ...
  2. se necessário, lixar as laterais das juntas com um disco de corte ou uma escova. ...
  3. lembrar-se dos mastiques ou tarucel, para limitar a profundidade de aplicação do selante;

Qual o espaçamento das Juntas de movimentação?

  • Em fachadas, sempre que possível, as juntas de movimentação devem coincidir com as posições de encunhamento das alvenarias (juntas horizontais) e ligação alvenaria/ estrutura (juntas verticais). As indicações para o espaçamento das juntas de movimentação são:

Por que as Juntas de movimentação são mais largas?

  • Geralmente, as juntas de movimentação são mais largas que as juntas de assentamento e têm a função de aliviar tensões geradas por movimentações da parede ou do próprio revestimento por causa das variações de temperatura ou deformação lenta do concreto da estrutura do revestimento.

Como fazer uma junta de movimentação?

  • Ao fazer uma junta de movimentação, a trinca é direcionada para aquele local, uma vez que ali será uma região de menor espessura do concreto e, consequentemente, uma zona de maior fraqueza.

Como as Juntas de movimentação devem ser previstas e dimensionadas?

  • As juntas de movimentação devem ser previstas e dimensionadas ainda na fase do projeto arquitetônico e do subsistema de revestimento cerâmico. É importante salientar que cada projeto apresenta características únicas e que as medidas apresentadas acima são apenas um indicativo.

Postagens relacionadas: