Quais os tipos de latifúndio?
Quais os tipos de latifúndio?
Com base na ideia de função social da terra, os latifúndios podem ser classificados em :
- Latifúndio produtivo: latifúndio que é explorado de acordo com a lei e cumpre com sua função social;
- Latifúndio improdutivo: latifúndio que não cumpre sua função social, pois não é explorado para fins econômicos e sociais.
Qual o tamanho médio de um latifúndio?
→ Latifúndio por dimensão: é a propriedade que apresenta área superior a 600 vezes o módulo rural (propriedade que possui dimensões mínimas para atender as necessidades de uma família camponesa), podendo ser explorada de forma adequada.
Quais são os latifúndios?
- Latifúndio é umapropriedade rural privada e de grande extensão, geralmente utilizada para a produção de apenas um produto (monocultura) e voltada para o mercado externo. Os latifúndios também caracterizam grandes propriedades nas quais a terra é utilizada abaixo do seu potencial, com reduzido aproveitamento econômico e social.
Quando surgiram os primeiros latifúndios brasileiros?
- Os primeiros latifúndios brasileiros surgiram logo após a instalação das Capitanias Hereditárias. Nos séculos seguintes, o latifúndio, basicamente monocultor era lucrativo, eficiente e tinha importante papel no povoamento das colônias.
Qual a função social do latifúndio?
- Na discussão da função social da terra, surge a denominação dos latifúndios produtivo e improdutivo. O latifúndio produtivo está conectado à propriedade que cumpre com a sua função social, ou seja, é explorada conforme os critérios estabelecidos em lei.
Por que o latifúndio é uma fazenda?
- Os grandes pensadores, porém, dentro e fora do Brasil, contestavam o modelo, que basicamente só trazia lucro para o dono do latifúndio. Pode-se dizer sem receio que o país, desde 1500 até sua industrialização nos anos 1930 foi uma enorme fazenda, ou uma coleção de latifúndios.