Quais os tipos de latifúndio?

Índice

Quais os tipos de latifúndio?

Quais os tipos de latifúndio?

Com base na ideia de função social da terra, os latifúndios podem ser classificados em :

  • Latifúndio produtivo: latifúndio que é explorado de acordo com a lei e cumpre com sua função social;
  • Latifúndio improdutivo: latifúndio que não cumpre sua função social, pois não é explorado para fins econômicos e sociais.

Qual o tamanho médio de um latifúndio?

Latifúndio por dimensão: é a propriedade que apresenta área superior a 600 vezes o módulo rural (propriedade que possui dimensões mínimas para atender as necessidades de uma família camponesa), podendo ser explorada de forma adequada.

Quais são os latifúndios?

  • Latifúndio é umapropriedade rural privada e de grande extensão, geralmente utilizada para a produção de apenas um produto (monocultura) e voltada para o mercado externo. Os latifúndios também caracterizam grandes propriedades nas quais a terra é utilizada abaixo do seu potencial, com reduzido aproveitamento econômico e social.

Quando surgiram os primeiros latifúndios brasileiros?

  • Os primeiros latifúndios brasileiros surgiram logo após a instalação das Capitanias Hereditárias. Nos séculos seguintes, o latifúndio, basicamente monocultor era lucrativo, eficiente e tinha importante papel no povoamento das colônias.

Qual a função social do latifúndio?

  • Na discussão da função social da terra, surge a denominação dos latifúndios produtivo e improdutivo. O latifúndio produtivo está conectado à propriedade que cumpre com a sua função social, ou seja, é explorada conforme os critérios estabelecidos em lei.

Por que o latifúndio é uma fazenda?

  • Os grandes pensadores, porém, dentro e fora do Brasil, contestavam o modelo, que basicamente só trazia lucro para o dono do latifúndio. Pode-se dizer sem receio que o país, desde 1500 até sua industrialização nos anos 1930 foi uma enorme fazenda, ou uma coleção de latifúndios.

Postagens relacionadas: