O que são glândulas resumo?

Índice

O que são glândulas resumo?

O que são glândulas resumo?

As glândulas são estruturas originadas de tecido epitelial, mais especificamente o tecido epitelial glandular. Essas estruturas são responsáveis por produzir substâncias que são lançadas no corpo para desempenhar as mais variadas funções.

Como funcionam as glândulas?

  • As substâncias produzidas por glândulas atuam até mesmo no crescimento, reprodução e metabolismo, sendo, portanto, essenciais para a vida. As glândulas podem ser unicelulares (formadas por apenas uma célula) ou então multicelulares (formadas por várias células).

Quais são as glândulas do nosso corpo?

  • Essas substâncias são chamadas tradicionalmente de secreções e podem ser produzidas e lançadas dentro do nosso corpo ou então para fora dele, como é o caso do suor. Todas as glândulas desempenham papel fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que as substâncias por elas produzidas realizam as mais variadas funções.

Qual o papel das glândulas na saúde?

  • Todas as glândulas desempenham papel fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que as substâncias por elas produzidas realizam as mais variadas funções. O suor, por exemplo, regula nossa temperatura para que ela não atinja valores que possam colocar em risco a nossa saúde.

Quais são as glândulas unicelulares?

  • As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula. Como exemplo de glândula unicelular, podemos citar a célula caliciforme; e como exemplo de glândula pluricelular, podemos citar a glândula sudorípara.

Postagens relacionadas: