Quais os tipos de hidrocarbonetos?

Índice

Quais os tipos de hidrocarbonetos?

Quais os tipos de hidrocarbonetos?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.

Qual a classificação do hidrocarboneto abaixo?

Saturados: com ligações covalentes simples. Insaturados: com ligações covalentes duplas ou triplas. Aromáticos: com ao menos um anel benzênico. Alifáticos: sem anel benzênico.

Em quais grupos são divididos os hidrocarbonetos de exemplos de moléculas cada grupo?

Hidrocarbonetos

  1. Alcanos. Os alcanos são os hidrocarbonetos que possuem ligações simples, como, por exemplo, o etano C2H6. ...
  2. Alcenos. Os alcenos são hidrocarbonetos insaturados com uma ligação dupla entre os carbonos, sendo o mais simples o eteno: ...
  3. Alcinos. ...
  4. Hidrocarbonetos cíclicos e aromáticos.

Qual a propriedade dos hidrocarbonetos?

  • Propriedades dos hidrocarbonetos. Interação molecular: São compostos praticamente apolares e suas moléculas se unem por dipolo induzido.

Onde são encontrados os hidrocarbonetos?

  • Onde são encontrados os hidrocarbonetos? A principal fonte de hidrocarboneto é o petróleo. Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Quais são os exercícios sobre hidrocarbonetos?

  • Exercícios sobre Hidrocarbonetos. 1. (UEMA) GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), também conhecido popularmente como gás de cozinha, é um combustível fóssil não renovável que pode se esgotar de um dia para o outro, caso não seja utilizado com planejamento e sem excesso.

Quais são os grupos de hidrocarbonetos?

  • Com base nisso, os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em diferentes grupos, que são: * Alcanos: Quando há somente ligações simples entre carbonos. São também chamados de parafinas (do latim oleum, que é “óleo”, e affinis, que significa “afinidade”, pois são compostos oleosos).

Postagens relacionadas: