Quais os sintomas de Strongyloides stercoralis?

Quais os sintomas de Strongyloides stercoralis?

Quais os sintomas de Strongyloides stercoralis?

Estrongiloidíase é a infecção causada por Strongyloides stercoralis. Os achados são dor abdominal e diarreia, exantema, sintomas pulmonares (incluindo tosse e sibilos) e eosinofilia.

Como tratar Strongyloides stercoralis?

O tratamento para estrongiloidíase normalmente é feito com medicamentos antiparasitários, em comprimido, orientados pelo clínico geral, como:

  1. Albendazol;
  2. Tiabendazol;
  3. Nitazoxanida;
  4. Ivermectina.

O que é larvas de Strongyloides stercoralis?

O Strongyloides stercoralis é um helminto intestinal que infecta os seres humanos através do contato com o solo que contém as larvas. O Strongyloides stercoralis é endêmico em países tropicais e subtropicais, com prevalência nestes locais de até 20%.

Qual a forma infectante do Strongyloides stercoralis?

Forma infectante para o homem: larvas filarióides. Forma de infecção: penetração cutânea ativa ou auto-infecção. Infectividade: ocorre auto-infecção ou infecção externa.

Como é a morfologia do agente causador da Estrongiloidíase?

Como é a morfologia do agente causador da estrongiloidíase? A morfologia do Strongyloides stercoralis é varia conforme a fase e etapa do ciclo no qual ele se encontra. No ciclo de vida livre a fêmea mede 1 a 1,5 mm de comprimento, apresentando o corpo fusiforme.

Quais os principais órgãos que a Estrongiloidíase pode afetar?

Na estrongiloidíase disseminada, outros órgãos também são infectados. As pessoas podem apresentar inflamação dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meningite ), um abscesso cerebral ou hepatite .

Quais as principais patologias associadas à infecção por Strongyloides stercoralis?

Dependendo da fase clínica da infecção, as principais doenças que compõem o diagnóstico diferencial são outras parasitoses como a ascaridíase, giardíase e ancilostomíase; ou outras doenças como a pneumonia, urticária, colecistite, pancreatite e eosinofilia pulmonar tropical.

Que pessoas são mais vulneráveis à infecção por Strongyloides stercoralis?

Indivíduos imunodeprimidos são considerados uma população de risco para o desenvolvimento de estrongiloidíase grave, em que a hiperinfecção/disseminação está relacionada com uma síndrome de autoinfecção acelerada, que, em muitos casos, está associada com algum comprometimento no sistema imune.

Como ocorre normalmente a liberação da larva para o caso de Strongyloides stercoralis de acordo com os ciclos?

As larvas liberadas são rabditóides (1), podendo tornar-se larvas filarióides (2) e fazer a penetração na mucosa intestinal, ainda no intestino do homem. Em seguida, iniciam o ciclo de Looss até o duodeno (ciclo direto por autoinfecção) onde a única forma adulta parasitária é a fêmea partenogenética.

Qual a forma infectante no ciclo indireto do Strongyloides stercoralis?

b) Ciclo indireto: larvas rabditoides formam, no solo, machos e fêmeas que produzem ovos; estes eclodem produzindo larvas L1 que passam a L2, infectantes para aqueles que andam descalços ou põem alguma região cutânea em contato com o solo.

Postagens relacionadas: