O que é ligação iônica Brainly?

Índice

O que é ligação iônica Brainly?

O que é ligação iônica Brainly?

Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.

O que você entendeu por ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

O que são ligações iônicas Cite um exemplo?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().

O que é uma ligação covalente cite 2 exemplos?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Como escrever a fórmula de um composto iônico?

Para encontrar a fórmula de um composto iônico, identifique o cátion e escreva seu símbolo e carga. Identifique então o ânion e escreva seu símbolo e carga. Depois disso combine os dois íons para formar um elemento eletricamente neutro.

Qual a substância que realiza a ligação covalente?

  • Sempre presente em nossa comida, nós temos o NaCl, o famoso sal de cozinha. Um exemplo de um composto que realiza ligação iônica. Temos também o oxigênio (O 2) que nós respiramos, essencial para a vida, é um exemplo de uma substância que realiza ligação covalente.

Qual o tipo mais forte de ligação química?

  • Iônico as ligações são o tipo mais forte de ligação química e, portanto, a maioria dos compostos permanece sólida com pontos de fusão muito altos. Em contraste, covalente ligações são bastante fracas e, portanto, a maioria dos compostos existem na fase gasosa.

Quais as ligações químicas que estão na tabela periódica?

  • Na química os elementos que estão na tabela periódica podem se ligar entre si. Vamos ver nesse texto, dois tipos de ligações químicas que aparecem bastante no vestibular. Ligação covalente e iônica são dois tipos que ligações químicas que estão presentes em muitos compostos de nosso cotidiano.

Qual a ligação entre o na e o Cl?

  • Já o Cl, está no grupo 17, possui 7 elétrons na camada de valência, dessa forma, ele precisa ganhar um elétron para completar o octeto. Podemos concluir que, a ligação entre o Na e Cl vai acontecer pela perca de um elétron do Na e ganho de um elétron pelo Cl.

Postagens relacionadas: