O que são macromoléculas e quais suas funções?

Índice

O que são macromoléculas e quais suas funções?

O que são macromoléculas e quais suas funções?

As macromoléculas, também conhecidas como sólidos covalentes ou sólidos de rede covalente, são estruturas de massa molar bastante elevada e imprecisa, além de serem formadas por uma grande e indeterminada quantidade de átomos que se ligam covalentemente formando retículos tridimensionais.

O que são macromoléculas exemplos?

As macromoléculas - proteínas, ácidos nucleicos, e polisacáridos - são formadas pela polimerização das centenas de seus precursores do baixo-molecular-peso - ácidos aminados, nucleotides, e açúcares simples.

Em que consiste uma macromolécula?

Uma macromolécula consiste numa molécula formada por mais de 1500 átomos unidos por ligações covalentes (massa molecular superior a 10 000). ... As substâncias cujas macromoléculas são formadas por pequenos componentes que se repetem periodicamente designam-se por macropolímeros.

O que são biomoléculas e sua função?

Biomoléculas ou moléculas biológicas são moléculas presentes nas células dos seres vivos e que participam da estrutura e dos processos bioquímicos dos organismos. Elas em geral são formadas por elementos como oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre e fosforo, que são chamados de bioelementos.

Como identificar uma macromolécula?

São biomoléculas de elevada massa molecular, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Participam da constituição da maioria dos seres vivos. Palavras-chave: Bioquímica, substâncias orgânicas, polímeros, proteínas, polissacarídeos, lipídeos.

Quais as principais funções das macromoléculas?

Tipos de macromoléculas biológicas Fornecer a estrutura celular, enviar sinais químicos, acelerar reações químicas, etc.

Qual a estrutura das macromoléculas?

  • Dada a incrível diversidade de macromoléculas, é difícil estabelecer uma estrutura geral. O “esqueleto” dessas moléculas é formado por seus monômeros correspondentes (açúcares, aminoácidos, nucleotídeos etc.), e eles podem ser agrupados de maneira linear, ramificada ou assumir formas mais complexas.

Como as macromoléculas diferem?

  • As macromoléculas diferem do resto das moléculas naturais e sintéticas, pois possuem um enorme volume e peso molecular. Como conseqüência, suas propriedades são mais complexas e úteis do que as de outras moléculas . Por exemplo, polímeros sintéticos permitem a criação de novos materiais com aplicações imprevistas.

Quais são as macromoléculas sintéticas?

  • As macromoléculas sintéticas seguem a mesma estrutura biológica: muitos monômeros ligados para formar um polímero. Um exemplo disso são polietileno e nylon.

Quais são as macromoléculas do carbono?

  • Duas variedades alotrópicas do carbono que formam macromoléculas são o diamante e a grafita. Nas imagens abaixo você poderá ver que, no caso do diamante, cada átomo de carbono se liga a outros quatro átomos de carbono e origina uma macromolécula com estrutura tetraédrica.

Postagens relacionadas: