O que é uma massa de ar?

Índice

O que é uma massa de ar?

O que é uma massa de ar?

As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. ... As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade.

Qual a diferença entre massas de ar e frentes de ar?

As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.

Qual a importância das massas de ar para o clima?

Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.

Quantas massas de ar atuam no Brasil?

O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).

Qual é a diferença entre as massas de ar?

As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As massas de ar frio são as chamadas massas polares e as massas de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção úmida.

O que é uma frente de ar e quais são os dois principais tipos de frentes?

Frentes frias – ocorrem quando uma massa de ar frio provoca o recuo de uma massa de ar quente em função de sua pressão atmosférica. ... Frentes quentes – é quando uma massa de ar quente apresenta uma pressão atmosférica mais elevada e provoca o recuo da massa de ar frio.

Qual é a massa de ar?

  • Entende-se por massa de ar uma extensa porção da atmosfera que, no plano horizontal, apresenta características físicas (temperatura, humidade e densidade) muito homogéneas. As massas de ar adquirem as propriedades das regiões sobre as quais estacionaram durante um longo período de tempo e transportam-nas para as regiões para onde se deslocam.

Quais são as frentes de ar?

  • Por definição, frentes de ar configuram um fenômeno climático resultante do encontro entre duas massas de ar. Geralmente, essas duas massas de ar possuem características e locais distintos.

Qual a diferença entre frente e frente?

  • Frentes são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Elas estendem-se não só na horizontal mas também na vertical. Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida como frente.

Por que as frentes agem?

  • As frentes agem no sentido de diminuir o gradiente horizontal de temperatura, levando o ar polar para a região tropical e levando o ar tropical para a região polar. Elas causam variações na distribuição de precipitação e temperatura em quase todo o Brasil.

Postagens relacionadas: