O que significa diocese e Arquidiocese?

Índice

O que significa diocese e Arquidiocese?

O que significa diocese e Arquidiocese?

Diocese é uma unidade territorial administrada por um bispo, que é sempre nomeado pelo Santo Padre, o Papa. Já a Arquidiocese é uma diocese muito importante devido à sua dimensão ou importância histórica, sendo conduzida pelo Arcebispo.

Qual é o significado do termo diocese?

  • Originalmente o termo diocese (em grego: dioikesis) era um termo usado no direito romano para designar o território e a jurisdição de uma cidade (civitas).

Qual a diocese mais importante da Igreja?

  • A diocese é a unidade geográfica mais importante da organização territorial da Igreja. Na Igreja Católica e Comunhão Anglicana, uma importante diocese é chamada de uma arquidiocese (geralmente devido à sua dimensão ou importância histórica), que é governada por um arcebispo, que pode ter autoridade metropolitana sobre outras dioceses.

Quando foi administrada a Diocese do Porto?

  • A Diocese do Porto foi administrada pelos prelados de Braga até à eleição de D. Hugo. Lamego foi administrada por Coimbra desde 1101 até à eleição de D. Mendo, acontecendo o mesmo a Viseu até à eleição de D. Odório . A Diocese de Lisboa foi restaurada depois da conquista de 1147, tendo sido nomeado o cruzado inglês Gilberto de Hastings.

Quando foi restaurada a Diocese de Lisboa?

  • A Diocese de Lisboa foi restaurada depois da conquista de 1147, tendo sido nomeado o cruzado inglês Gilberto de Hastings. Em 1716, é dividida em duas metrópoles: a oriental com sede na capela real, governada por um arcebispo]

Postagens relacionadas: