O que vem a ser uma estrela anã branca?

Índice

O que vem a ser uma estrela anã branca?

O que vem a ser uma estrela anã branca?

Uma estrela anã branca é o produto final da evolução da vida de uma estrela. As dimensões de um tal objeto, tal como o seu nome deixa antever, são reduzidas, aproximando-se do tamanho da Terra. No entanto a sua massa poderá ser maior ainda que a do nosso Sol.

Como são formadas as anãs brancas?

Anãs brancas são formadas depois que as estrelas com até 10 massas solares esgotam a fusão de hélio e passam por uma fase de gigante vermelha. Então, ejetam a maior parte de suas camadas superficiais, criando uma nebulosa planetária em volta do núcleo quente e, por fim, se transforma em uma jovem anã branca.

Quanto tempo dura uma anã branca?

Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.

Qual é a diferença entre estrela de nêutrons é anã branca?

As estrelas de nêutrons são as menores e mais densas estrelas que se tem conhecimento. ... Eles resultam da explosão da supernova de uma estrela massiva, combinada com o colapso gravitacional, que comprime o núcleo após a densidade da estrela anã branca ao dos núcleos atômicos.

Como é formado uma estrela anã?

Uma anã branca, também chamada de anã degenerada, é uma remanescente de um núcleo estelar, composta principalmente de matéria degenerada por elétrons. Uma anã branca é muito densa. ... A fraca luminosidade de uma anã branca provém da emissão de energia térmica armazenada; nenhuma fusão ocorre em uma anã branca.

O que é anã branca e Ana negra?

Uma anã negra é um remanescente estelar teórico, especificamente uma estrela anã branca que se resfriou suficientemente de modo a não mais emitir significativamente calor ou luz.

Como se formam as estrelas?

As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.

Como morre uma anã branca?

O colapso gravitacional da anã branca é barrado apenas pela pressão de degenerescência eletrônica. A maior massa de uma anã branca, além da qual a pressão da matéria degenerada não pode mais suportá-la, é em torno de 1,4 MSol.

Onde o dia dura meio minuto?

O sistema CTCV J se encontra a 850 anos-luz da Terra, em uma região mais ou menos vizinha ao sistema solar (a estrela mais perto da Terra, depois do Sol, é Proxima Centauri, a 4,2 anos-luz).

Qual a vantagem das anãs brancas?

  • Uma característica interessante das anãs brancas é o facto de que, quanto maior a sua massa, menor a sua dimensão, isto é, à medida que se adiciona massa a uma anã branca, esta vai reduzindo o seu tamanho.

Por que as estrelas anãs brancas?

  • As estrelas anãs brancas, assim chamadas por causa da cor branca das primeiras descobertas, são caracterizadas por uma baixa luminosidade, uma massa da ordem da do Sol e um raio comparável ao da Terra.

Qual a amplitude das anãs brancas?

  • Apesar desta grande amplitude de massas que poderão dar origem a uma anã branca, a massa das anãs brancas propriamente ditas apresenta um amplitude bem mais reduzida. Tal deve-se ao facto de que, quanto maior for a estrela, maior a quantidade de matéria que perde ao longo da sua vida e em especial durante a fase de gigante vermelha.

Qual é o tamanho de uma estrela anã?

  • Uma estrela anã é caracterizada pelo conjunto de várias estrelas, com diferentes cores e que, normalmente, são “pequenas”. Apesar do tamanho, são bastante densas. O astrônomo Subrahmanyan Chandrasekhar foi o descobridor dessas matérias, que pesam aproximadamente 109 kg/m3.

Postagens relacionadas: