O que são meristemas e quais são os principais tipos?

Índice

O que são meristemas e quais são os principais tipos?

O que são meristemas e quais são os principais tipos?

Os meristemas são tecidos vegetais das raízes e dos caules cujas células se dividem continuamente. Existem dois tipos principais de meristemas, os meristemas apicais e os meristemas laterais. ... Os meristemas laterais, denominados câmbios, produzem os tecidos secundários, que formam o corpo secundário da planta.

Quais são os meristemas apicais?

Meristemas apicais: são aqueles que estão posicionados na região do ápice da raiz, do caule e de suas ramificações e são responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. A partir desse tipo de meristema, é formado o meristema fundamental, a protoderme e o procâmbio.

Quais são os meristemas laterais?

Os meristemas laterais são aqueles que se relacionam com o crescimento em diâmetro da planta (espessura). Como exemplo, podemos citar o câmbio vascular, que dará origem ao xilema e ao floema secundário, e o felogênio, responsável pelo desenvolvimento da periderme. Esses tecidos são mais comuns em caules e em raízes.

Quais são os meristemas presentes no embrião?

Dois meristemas, o apical do caule e o apical da raiz, são formados durante o desenvolvimento embrionário. Meristemas adicionais conhecidos como meristemas laterais, podem se desenvolver de células diferenciadas ou maduras em uma fase posterior do desenvolvimento da planta.

Quais são os meristemas radiculares e quais tecidos originam?

Meristema apical radicular de Elodea Protoderme ou protoderma: Origina o tecido protetor: a epiderme que reveste o vegetal. ... Meristema fundamental: Meristema produtor dos demais tecidos da planta, responsáveis pela sustentação, fotossíntese, armazenamento de substâncias e preenchimento.

Postagens relacionadas: