O que são as metodologias ativas?

Índice

O que são as metodologias ativas?

O que são as metodologias ativas?

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

O que é um método ativo?

As metodologias ativas caracterizam-se como métodos de ensino que fortalecem a formação de vínculos democráticos na relação entre professor, alunos e conteúdo. Apoiam-se na aprendizagem significativa por descoberta, que estimula a criatividade na construção de soluções para os problemas da prática.

Como utilizar as metodologias ativas?

A sala de aula invertida, flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte.

Quais são as metodologias ativas para ensinar?

  • Ao invés de um modelo focado em desenvolver habilidades, competências e autonomia das pessoas de aprenderem por conta própria. Dessa forma, surgem as metodologias ativas para mudar a perspectiva do ensinar (centrado na figura do professor) para a perspectiva do aprender (centrada no aluno).

Por que as metodologias ativas surgem?

  • Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.

Por que as metodologias ativas ganham espaço na educação brasileira?

  • E é nesse viés que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento.

Como surgem as metodologias para mudar a perspectiva do aprendizado?

  • Dessa forma, surgem as metodologias ativas para mudar a perspectiva do ensinar (centrado na figura do professor) para a perspectiva do aprender (centrada no aluno). Tornando o professor como um grande mentor do aprendizado ao invés de ser o único detentor do conhecimento.

Postagens relacionadas: