Qual a base do polimorfismo detectado nos marcadores de DNA?

Índice

Qual a base do polimorfismo detectado nos marcadores de DNA?

Qual a base do polimorfismo detectado nos marcadores de DNA?

SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) Baseiam-se na detecção polimorfismo resultantes da alteração de uma única base no genoma. Geralmente possuem natureza bi-alélica e são abundantes no genoma, tanto em regiões expressas quanto não-expressas. Diferentes estratégias são utilizadas para identificação de SNPs.

Quais são os marcadores genéticos?

Os marcadores genéticos são testes que identificam determinadas regiões no DNA animal. Dessa forma, um marcador que esteja muito próximo de um determinado gene tem a mesma chance de ser transmitido à progênie do animal. A seleção genômica, por sua vez, é a seleção de animais realizadas com o auxílio dos marcadores.

Qual a base genética dos marcadores Rflp?

RFLP (Restriction fragment lenght polymorphism): são fragmentos de DNA obtidos a partir de uma técnica (PCR-RFLP) que consiste na amplificação de uma região do DNA que contém o sítio de restrição de uma enzima de restrição específica.

Quais são as seqüências dos microssatélites?

  • As seqüências dos microssatélites evoluem por um mecanismo similar ao slippage, começando com a duplicação de poucas bases por substituições ou inserções, formando um “proto-microssatélite” de duas repetições que, posteriormente, podem ser estendidas por slippage.

Quais são os microsatélites?

  • Microsatélites têm sido observados em diversos organismos, como em seres humanos, baleias, Drosophila , camundongos , bovinos e caprinos , espécies vegetais, entre outros.

Quais são os marcadores baseados em microsatélites?

  • Marcadores baseados em microsatélites estão, atualmente, sendo desenvolvidos para aplicações de mapeamento genético para algumas culturas anuais de maior expressão tais como soja, arroz e trigo bem como, para arbóreas florestais como Pinus e frutíferas como Citrus.

Quais são os tipos de DNA de satélite?

  • O DNA de satélite é um tipo de DNA repetitivo que é repetido milhões de vezes no genoma. Existem três tipos principais, como repetições de terminal, repetições em tandem e repetições intercaladas. O DNA do satélite é classificado em diferentes tipos, como o alfoid, beta, saterllite1, 2 e 3, etc.

Postagens relacionadas: