O que é uma empresa Eireli EPP?

Índice

O que é uma empresa Eireli EPP?

O que é uma empresa Eireli EPP?

Eireli é a sigla de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, um novo modelo de empreendimento criado em 2011 com o objetivo de legalizar seu negócio como sociedade limitada, eliminando a figura do sócio “fantasma”. Com a Eireli, o empresário pode abrir sua empresa com apenas um sócio: ele mesmo!

Qual a tributação de uma empresa Eireli?

Carga tributária mais leve: a pessoa física tem uma carga tributária pesada em relação a pessoa jurídica: 27,5%. Já a Eireli, dependendo do enquadramento fiscal, a alíquota pode iniciar a partir de 4,0% – nesse percentual, já estão inclusos o imposto de renda e contribuições sociais.

Qual porte de uma empresa Eireli?

Tanto Eireli quanto Sociedade Limitada podem ser empresas optantes do Simples, regime de recolhimento de impostos de maneira simplificada e unificada. Nesse caso, a definição do porte dependerá do faturamento previsto: até R$ 360 mil/ano como microempresa e até R$ 4,8 milhões como empresa de pequeno porte (EPP).

Qual a diferença de me para Eireli?

Eireli é um tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário. Sem limite de faturamento anual e podendo optar pelo Simples Nacional, essa categoria é uma boa opção para empreendedores e profissionais que não se enquadram como MEI.

Quais são as vantagens de abrir uma empresa na categoria Eireli?

  • Veja quais podem ser as principais vantagens de abrir uma empresa na categoria EIRELI: o patrimônio pessoal do empresário e da empresa é contabilizado separadamente, assim não há risco de comprometer o patrimônio pessoal para pagar dívidas da empresa (exceto em caso de fraude ou de alguma atividade ilícita em relação à contabilidade da empresa),

Qual a diferença entre EPP e me?

  • As siglas EPP e ME designam o porte da empresa e não apenas seu enquadramento jurídico, como é o caso do MEI, por exemplo. Desse modo, EPP significa Empresa de Pequeno Porte , enquanto ME ...

Quem pode aderir à Eireli?

  • Quem pode aderir à Eireli? O formato é válido para diferentes ramos de atividade econômica, seja na área comercial, industrial, rural ou de serviço.

Quais pessoas estão impedidas de atuar como administradoras de Eireli?

  • Além disso, algumas pessoas estão impedidas de atuar como administradoras de EIRELI, por exemplo: Condenados a penas que vedem acesso a cargos públicos (Ex: crimes de suborno, peculato ou prevaricação) Empresário falido, enquanto não for legalmente reabilitado.

Postagens relacionadas: