O que são considerados minerais?

Índice

O que são considerados minerais?

O que são considerados minerais?

"um mineral é um elemento ou composto químico que normalmente é cristalino e que é resultado de processos geológicos." Esta definição é ampla o suficiente para incluir a grande maioria das substâncias geralmente aceitas como minerais.

O que são minerais são substâncias?

Para entendê-los é importante saber a definição de cada um. Iniciando com os minerais, eles se caracterizam por serem substâncias sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas, de origem natural e que apresentam uma composição química definida. Podem ser encontrados de forma unitária ou em rochas.

Quais são os minerais polimorfos?

  • Dois ou mais minerais de mesma composição química e com formas e estruturas cristalinas diferentes são ditos minerais polimorfos ou alomorfos. Exemplos de polimorfismo: alumossilicatos (Al2SiO5) metamórficos: andalusita, cianita, sillimanita; diamante e grafite (C); quartzo alfa, quartzo beta e coesita (SiO2).

Quais os minerais extremos de uma série isomorfa?

  • Além destes minerais, que se podem considerar como termos extremos de uma série isomorfa, há outros em que coexistem os iões zinco, magnésio e ferroso na forma de carbonato. A proporção entre os três iões intermutáveis varia de uns exemplares para outros de todas as maneiras possíveis.

Qual a estrutura dos minerais?

  • )   siderita (FeCO 3 Minerais – estrutura cristalina   A natureza das ligações químicas controla a estrutura dos minerais:   metálicas – empacotamento fechado de átomos   elementos nativos – Au, Pt, Cu   covalentes – requer átomos localizados em posições específicas

Qual a diferença entre polimorfismo e isomorfismo?

  • Polimorfismo e isomorfismo  Polimorfos são minerais com:   a mesma composição química   estruturas cristalinas diferentes  Exemplo:   grafite (C) e diamante (C)   calcita (CaCO 3 ) e aragonita (CaCO 3 diamante grafite Polimorfismo e isomorfismo

Postagens relacionadas: