O que é técnica de moldagem?

Índice

O que é técnica de moldagem?

O que é técnica de moldagem?

A moldagem é um procedimento odontológico, que transfere as informações contidas na cavidade bucal do paciente a um modelo de trabalho a ser encaminhado para um laboratório de prótese dentária, visando à confecção do procedimento reabilitador protético1,2,3.

Quais as diferenças uma moldeira individual e uma base de prova?

Quais as diferenças entre base de prova e a moldeira individual? Moldeira individual: presença de cabo, maior espessura, limite aquém do fórnice de vestíbulo, maior alivio de áreas retentivas e é obtida pelo modelo anatômico.

Para que serve a moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

Quais as técnicas de moldagem funcional?

A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total12,13,19.

Como fazer moldagem de dentes?

Moldagem odontológica digital Nesse método é utilizado um scanner odontológico para fazer a moldagem da boca do paciente por meio de um aparelho intraoral que envia as imagens diretamente para o computador. Em seguida, é feita a impressão do molde em uma impressora 3D.

Quais são as técnicas de moldagem utilizadas para a confecção de prótese fixa?

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

O que é a base de prova?

É a base provisória da dentadura que possibilita ao profissional realizar na boca do paciente as diversas operações clínicas, tais como o registro das relações maxilomandibulares, a montagem e prova dos dentes na boca do paciente.

Como deve ser confeccionado à base de prova?

As bases de prova devem ser rígidas, estáveis, retentivas e bem adaptadas ao rebordo residual, são confeccionadas com resina termo ou auto-polimerizavel sobre os modelos obtidos na moldagem funcional.

Quais as características e funções da moldeira individual?

Características da moldeira individual Não apresentar dificuldade de adaptação e remoção; Não causar dores na adaptação e remoção; Não interferir nos movimentos leves do lábio, bochecha e língua; Bordas devidamente acabadas e polidas.

O que é moldeira individual e moldagem funcional?

Moldagem final, ou funcional ou secundária é uma moldagem dinâmica que registra todos os detalhes anatômicos importantes da área chapeável, das inserções musculares e de seus movimentos. Ela é obtida através de uma moldeira individual associada a um material de moldagem apropriado.

Postagens relacionadas: