O que diz o princípio da Não-contradição PNC )?

Índice

O que diz o princípio da Não-contradição PNC )?

O que diz o princípio da Não-contradição PNC )?

O princípio da não-contradição foi (primeiramente) formulado por Aristóteles e diz-nos que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. ... Nenhuma proposição (na lógica clássica), portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo.

Como ocorre a não-contradição?

  • Isso ocorre quando as proposições, tomadas em conjunto, geram conclusões que formam inversões lógicas, geralmente opostas uma da outra. Ilustrando uma tendência geral na lógica aplicada, a lei de Aristóteles da não-contradição afirma que "Não se pode dizer de algo que é e que não é no mesmo sentido e, ao mesmo tempo."

Qual a tradução da expressão contradição em termos?

  • A expressão contradição em termos é tradução literal da expressão latina contradictio in terminis. Uma má tradução, diga-se de passagem, pois nada parece justificara omissão do artigo na versão portuguesa.

Como referenciar a contradição?

  • Como referenciar: contradição in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, . [consult. 2021-03-02 05:30:56]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/contradição "Nem a contradição é sinal de falsidade nem a falta de contradição é sinal de verdade."

Qual a contradição de uma fórmula?

  • Numa lógica completa, uma fórmula é contraditória se e somente se é insatisfatível. é uma contradição. Portanto, uma prova de que é verdade. O uso deste fato constitui a técnica da prova por contradição, que os matemáticos usam extensivamente. Isto aplica-se apenas em uma lógica usando o terceiro excluído como um axioma.

Postagens relacionadas: