O que é orações adjetivas explicativas?

Índice

O que é orações adjetivas explicativas?

O que é orações adjetivas explicativas?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. ... Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

O que é sentido explicativo?

As explicativas são acessórias. Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal. Costumam ser postas entre vírgulas: «o meu pai, que era jardineiro, tratava as flores como suas filhas».

Quando a vírgula é explicativa?

Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. ... Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

Que pronome relativo explicativo?

Esse tipo de oração é caracterizada pela presença de um pronome relativo, que vem sempre após um termo substantivado (na maioria das vezes, um substantivo ou um pronome) e tem a função de retomar um termo anteriormente mencionado. Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual.

O que é oposto explicativo?

Aposto Explicativo Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

Qual a função dessas orações?

  • Trata-se daquelas orações que, no período, não possuem função sintática umas em relação às outras. Por isso, são orações sintaticamente independentes, ainda que ligadas pelo sentido ou por elementos gramaticais que explicitam as relações semânticas entre elas (as conjunções), compondo um todo coeso e coerente.

Qual é o tipo de oração?

  • Esse tipo de oração é caracterizada pela presença de um pronome relativo, que vem sempre após um termo substantivado (na maioria das vezes, um substantivo ou um pronome) e tem a função de retomar um termo anteriormente mencionado. Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual.

Qual a função das orações substantivas?

  • Neste caso, as orações subordinadas substantivas exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Quais são as orações conclusivas?

  • As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que expressam conclusões. Os conectivos que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente, etc. São adolescentes, logo irão namorar.

Postagens relacionadas: