O que é AINEs e AIES?

O que é AINEs e AIES?

O que é AINEs e AIES?

Inibindo as enzimas da cascata do ácido araquidônico os anti-inflamatórios são boas escolhas para tratar os efeitos causados pela resposta inflamatória. Estes medicamentos são classificados em anti-inflamatórios esteroidais (AIES) e anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) (OLIVEIRA, 2009).

Qual o mecanismo de ação dos AIES?

A ação anti-inflamatória dos AIEs dá-se, através da indução da expressão do gene da liporcortina que, depois de sintetizada, inativa a fosfolipase A2.

O que são os AINEs?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. Essa classe heterogênea de fármacos inclui a aspirina e vários outros agentes inibidores da ciclo-oxigenase (COX), seletivos ou não.

Qual a diferença entre anti-inflamatórios esteroidais AINEs e não esteroidais AINEs?

Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.

Qual a diferença entre AINEs e corticosteróides?

Os anti-inflamatórios mais prescritos na atualidade são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e os anti-inflamatórios esteroidais (corticoides). Os AINES possuem como mecanismo de ação a inibição de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX) que produz outra chamada prostaglandina.

Quais são os efeitos adversos provocados pelo uso recorrente dos AIES?

Quando em uso de AINEs, podem ocorrer alterações plaquetárias, que acarretam, consequentemente, em alterações da hemostasia primária. O tipo de alteração a ocorrer varia de acordo com o tipo de AINEs que está sendo utilizado, podendo ocorrer tanto sangramentos, quanto trombos por agregação plaquetária aumentada.

Qual o mecanismo de ação dos corticoides?

O principal mecanismo de ação anti-inflamatória dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, por meio da indução da lipocortina, que age inibindo a fosfolipase A2 e da inibição das COXs, que possuem papel crucial na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e prostaciclinas.

Onde agem os AINEs?

Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.

O que fazem os AINEs serem reversíveis e irreversíveis de exemplo?

AINEs reversíveis não seletivos da COX Esses AINEs atuam inibindo tanto a COX 1, quanto a COX 2, de forma reversível. Temos alguns exemplares que também tenho certeza que você já ouviu falar e, provavelmente, já utilizou. A famosa dipirona, o ibuprofeno e o diclofenaco são AINEs não seletivos.

Como funcionam os AINEs?

  • Os AINEs possuem uma ação que promove inibição, central e/ou periférica, de uma enzima chamada ciclooxigenase, comumente conhecida como COX. A partir dessa inibição, uma série de outras substâncias deixa de ser produzidas e assim, temos o controle de algumas situações como febre, dor e inflamação.

Quais os efeitos colaterais dos AINEs e aies?

  • 2 - Descreva os efeitos colaterais dos AINES E AIES? a diminuio, por isso ocorre problemas no COX. J o AIES inativada a fosfolipase 2, alm de edemas e hipotassemia, e em crianas retardo no crescimento. mecanismo COX? processos fisiolgicos amplamente aceito.

Por que os AINEs devem ser prescritos?

  • Os AINES devem ser prescritos preferencialmente para o tratamento dos quadros de dor de leve a moderada intensidade e/ou quando há inflamação de origem osteoarticular. Entre as condições mais indicadas podemos citar: Artrite reumatoide. Espondilite anquilosante.

Postagens relacionadas: