Qual é a proposta da obra Poemóbilis?

Índice

Qual é a proposta da obra Poemóbilis?

Qual é a proposta da obra Poemóbilis?

As obras, raras na bibliografia nacional, materializam o projeto da poesia concreta que busca uma “arte geral da palavra”, ou seja, integrar som, visualidade e sentido de cada vocábulo. Estas publicações quebraram o formato convencional de livro e criaram os livros-poema ou livros-objetos: os “Poemóbiles”.

Como fazer um poema mobiles?

Há pontos altos como “Entre”. A preposição, e também verbo no imperativo, está, sugestivamente, cortada ao meio e propõe ao leitor: ter/ ver /sub; isto é, subverter, subter, ver debaixo, ver por baixo. Objeto e palavra estão bem articulados, um é necessário ao outro.

Quem é o autor da obra Poemobilis?

Augusto de Campos Livros em colaboração de Augusto de Campos e Julio Plaza: Poemóbiles. São Paulo: Edição dos autores, 1974 (Reedições: Brasiliense, 1984; Annablume, 2010). Caixa Preta.

Quem são os autores da obra abre de Poemobiles?

observe a obra abre ,de Poemóbiles , de Augusto de Campos e Júlio Plaza .

O que é obra de arte concreta?

Definição. O termo arte concreta é usado por Theo van Doesburg (), que participa do grupo e revista homônimos fundados em 1930, em Paris. ... Portanto, a arte concreta tenta abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representação da natureza.

O que o movimento da poesia concreta propõe?

A poesia concreta, também chamada de poema-objeto esteve voltada para a exploração dos aspectos gráficos, onde o escritor pretendia preencher o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.

O que é poesia concreta exemplos?

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.

Como surgiu o Concretismo no Brasil?

O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Quem começou a desenvolver a poesia concreta?

A poesia concreta começou a ser desenvolvida pelos poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos por volta de 1952, quando lançaram a revista-livro Noigandres (antologia poética publicada em cinco números).

Postagens relacionadas: