O que acontece se eu não pagar um agiota?

Índice

O que acontece se eu não pagar um agiota?

O que acontece se eu não pagar um agiota?

O que Acontece se Não Pagar um Agiota? Por fim, temos que lhe dizer que, caso não pague a um agiota, ele poderá não só pegar os seus bens a força (os que foram dados como garantia para o empréstimo), mas também empregar violência física, podendo, assim, colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Onde devo denunciar um agiota?

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.

Quais são os alvos dos agiotas?

  • Os principais alvos dos agiotas são as pessoas inadimplentes perante o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito, ou seja, que não estão aptas a conseguir um empréstimo ou crédito pelas vias legais, por não apresentarem rendimentos suficientes ou dívidas em atraso.

Quais os juros cobrados por agiotas?

  • Os juros cobrados por agiotas podem chegar a 20, 40 e 50% ao mês! Em alguns casos os agiotas podem cobrar até mesmo um juro de 100% ao mês. Ou seja, você tem que pagar o dobro do que pegou emprestado. Esse tipo de juros pode dificultar muito para a pessoa que pegou o dinheiro emprestado na hora de devolver.

Por que os agiotas não são cadastrados na CVM?

  • Os agiotas, por sua vez, não têm autorização para funcionar, não são cadastrados na CVM e, por consequência, não estão sujeitos a essas regulamentações. Eles têm suas próprias regras que, muitas vezes, são abusivas — agiotagem é crime. A primeira razão é bem simples — a prática de lucrar com empréstimo de dinheiro de forma irregular é crime.

Será que os agiotas cobram valores muito acima dos permitidos?

  • Os agiotas, no entanto, cobram valores muito acima dos permitidos. Fuja dos juros agiota! Como já foi dito, os agiotas não estão sujeitos a nenhuma norma ou fiscalização e impõem as regras que quiserem.

Postagens relacionadas: