Como resolver contas de dividir não exatas?

Índice

Como resolver contas de dividir não exatas?

Como resolver contas de dividir não exatas?

Quando a divisão não é exata, podemos continuar realizando a operação com o resto, mas obteremos um quociente decimal. Para isso, adicionamos um 0 ao resto para continuar a divisão e devemos colocar uma vírgula no quociente para prosseguir a operação. Portanto, 31 : 5 é uma divisão com quociente decimal.

O que é um número inexato?

1. Que não é exato, preciso, certo (informações inexatas). 2. Incorreto, errôneo (números inexatos).

Como saber se a divisão é exata?

Dizemos que uma divisão é exata quando o resto é igual a 0.

Para que serve a divisão na matemática?

A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal. ... A divisão é uma das operações fundamentais da matemática.

Como fazer a verificação de uma divisão?

Se quisermos verificar se nossa divisão está correta, podemos multiplicar o quociente pelo divisor, isto é, . O resultado deve ser exatamente o dividendo, no caso 125. Esse processo é conhecido como a prova real da divisão.

O que é conta exata e não exata?

Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata.

Quais são os números irracionais?

O conjunto dos números irracionais é composto pelas dízimas não periódicas e as raízes não exatas. Existem números irracionais, como o π, que são bastante conhecidos, utilizamos esse símbolo para representar o número, já que ele é uma dízima não periódica.

Como funciona a divisão?

A divisão é o ato de dividir em partes iguais para todos. O número que está sendo dividido em partes iguais é chamado de dividendo; o número que indica em quantas vezes vamos dividir é chamado de divisor; o resultado é chamado de quociente; o que sobra é chamado de resto.

Que é a divisão exacta?

  • Distinguir da chamada divisão exacta , que tem lugar se, e só se , o dividendo for múltiplo do divisor ( isto é, se r = 0 diremos que a divisão é exacta) (in Aritmética Racional, de J. J. Calado, 1973)

Como fazer uma divisão não exata?

  • Essa também é uma divisão não exata e deixará resto 1. Quando estivermos próximos de finalizar a divisão e encontrarmos o resto, será necessário acrescentar uma vírgula ao quociente e um zero no fim do resto. A partir daí, basta realizar a divisão normalmente até que não haja resto algum.

Qual a divisão exacta e divisão inteira?

  • Divisão Exacta e Divisão Inteira Dados os números inteiros a e b (com b > 0), existem dois números inteiros q e r tais que: a = b. q + r(com r>0). - o número a é chamado dividendo - o número b é chamado divisor. - o resultado da operação são dois números q e r chamados, respectivamente, quocientee resto .

Por que a divisão é indicada?

  • Por meio deles determina-se um terceiro número natural que, multiplicado pelo segundo dá como resultado o primeiro. Essa operação chama-se divisão e é indicada pelo sinal : Um colégio levou 72 alunos numa excursão ao jardim zoológico e para isso repartiu igualmente os alunos em 4 ônibus.

Postagens relacionadas: